A seleção será realizada por meio da análise do histórico escolar dos candidatos
Por: Alex Albuquerque
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) oferta 1.655 vagas para novos alunos em 17 campi para o semestre letivo 2021.1. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas exclusivamente pelo portal da instituição até o dia 27 de novembro.
As vagas são para cursos técnicos integrados, concomitantes ou subsequentes ao Ensino Médio nos campi de;
- Aracati
 - Baturité
 - Boa Viagem
 - Camocim
 - Canindé
 - Caucaia
 - Crateús
 - Itapipoca
 - Jaguaribe
 - Jaguaruana
 - Juazeiro do Norte
 - Limoeiro do Norte
 - Maranguape
 - Morada Nova
 - Tabuleiro do Norte
 - Tianguá e
 - Umirim
 
Os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio são aqueles nos quais os alunos cursam a formação técnica escolhida e os conteúdos de Ensino Médio ao mesmo tempo no IFCE. Nos cursos concomitantes, o estudante cursa apenas a formação técnica no Instituto e o nível médio em outra instituição. Já nos subsequentes, os candidatos já concluíram esta etapa e agora iniciarão o curso técnico no IFCE.
Seleção
A seleção será realizada por meio da análise do histórico escolar dos candidatos. Há vagas para dezenas de formações, entre as quais os cursos técnicos nas seguintes áreas:
- Agropecuária
 - Computação Gráfica
 - Edificações
 - Eletrônica
 - Informática
 - Redes de Computadores e
 - Segurança do Trabalho.
 
A relação completa pode ser conferida no edital de seleção, onde também pode ser consultada toda a documentação necessária para a inscrição.
Vagas para escolas públicas e indígenas
Metade das vagas por curso são reservadas para candidatos egressos de escolas públicas, sendo estas divididas igualmente entre candidatos com renda bruta per capita familiar inferior ou igual a 1,5 salário mínimo e concorrentes cuja remuneração da família ultrapassa esse valor.
Para ambos os grupos, haverá também reserva de vagas para candidatos com deficiência e autodeclarados pretos, pardos e indígenas, de acordo com os percentuais do último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Nenhum comentário:
Postar um comentário