NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE A DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES DE UM PACIENTE DE GROAÍRAS COM SUSPEITA DE CORONAVÍRUS:



A Secretaria da Saúde de Groaíras informa que:


1) O médico infectologista Jurandir Carvalho Pontes divulgou em suas redes sociais, hoje, a “cura” de um paciente de Groaíras que, supostamente, estava infectado por Coronavírus.

2) Oficialmente, o paciente em questão foi notificado como caso suspeito no dia 30/03/2020, no Hospital Regional UNIMED de Sobral, pelo médico Jurandir Carvalho Pontes.

3) O município de Groaíras NÃO foi informado sobre este caso e o paciente em questão NÃO buscou a rede municipal de serviços de saúde.

4) Na data da notificação, o Hospital da UNIMED coletou material “in natura” deste paciente e enviou para análise no laboratório do Estado.

5) Hoje, por iniciativa do município de Groaíras, este caso suspeito foi incluído nos registros da Secretaria Municipal de Saúde e já consta no Boletim Informativo diário.

6) O município de Groaíras tem atuado de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde e conforme as orientações da SESA-CE, no que diz respeito a notificação de casos suspeitos, descarte e confirmação do Coronavírus.

7) Não se sabe como o médico Jurandir Carvalho Pontes concluiu que o paciente se “curou” da infecção humana por Coronavírus, se o exame do material coletado ainda NÃO FOI ANALISADO pelo Laboratório de Saúde Pública do Estado (LACEN). A conduta do profissional não condiz com o fluxo estabelecido pela Secretaria da Saúde do Ceará, no que diz respeito a confirmação de casos e divulgação da imagem de pacientes suspeitos de estarem infectados.

8) A Secretaria da Saúde de Groaíras aguarda o resultado do exame deste paciente e informa que está adotando todas as medidas administrativas para melhor esclarecer a situação.

9) Os profissionais da saúde de Groaíras têm se dedicado bastante, ainda mais nesse momento de pandemia, para cuidar das pessoas.

10) A Secretaria continuará informando à população sobre todos os casos suspeitos e confirmados que passarem pela rede municipal de saúde.

PUBLICIDADE:

CLÍNICAS PLAMOVIR


Nenhum comentário:

Postar um comentário