NENHUM SALÁRIO VALE MAIS QUE SUA SAÚDE MENTAL



A sociedade em que vivemos muitas vezes nos faz inverter as nossas prioridades de uma maneira que pode afetar seriamente a nossa qualidade de vida e saúde física, mental e emocional.
Por: Alex Albuquerque
Cada vez estamos mais preocupados em trabalhar, ganhar dinheiro para sustentar a nós mesmos e às nossas famílias, e nesse caminho muitas coisas fundamentais são deixadas de lado.
Nós passamos muitas horas por dia nos dedicando dentro de uma empresa, comprometemos o nosso horário de almoço, tempo de descanso e conexão com a família em favor de nossos trabalhos e, na maioria das vezes, nem pensamos no quanto isso pode nos afetar.
 “Confie no tempo, ele oferece doces saídas às situações mais amargas”

MORADORES DO RESIDENCIAL NOVA CAIÇARA GANHARÃO ESPAÇO DE COMERCIALIZAÇÃO

Por: Alex Albuquerque


Com o objetivo de promover a economia no Residencial Nova Caiçara, a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), está construindo no bairro o Mercado Nova Caiçara, um espaço de comercialização que recebeu mais de R$ 360 mil reais em investimento.

O espaço será dividido em 5 setores: hortifruti, confecções, culinária, serviços e artesanato. Ao todo são 32 vagas já ocupadas por meio de um edital de ocupação (Edital nº 02/18). As atividades no espaço devem ser iniciadas ainda neste ano.

Segundo Suiany Teixeira, da Coordenadoria de Política Econômica, o objetivo do Mercado é “gerar mais renda no bairro, como também mais oportunidade de trabalho, já que todos os permissionários são moradores de lá. O equipamento vai proporcionar ainda um ambiente mais adequado e seguro para as negociações”.


PUBLICIDADE:

CEARÁ: O MAIOR PROGRAMA DE ESPORTE  DO CEARÁ


MELHORES GOVERNADORES DO PAÍS, SÃO DE OPOSIÇÃO, CINCO DELES SÃO DO NORDESTE

Seis governadores de partidos que fazem oposição ao Presidente Bolsonaro (PCdoB, PT e PSB) são os mais bem avaliados pela cúpula do Congresso. Cinco são do Nordeste. 

Por: Alex Albuquerque


A pesquisa foi feita pelo Congresso em Foco em parceria com a In Press Oficina. Para os parlamentares entrevistados, os governadores Flávio Dino (PCdoB), do Maranhão, Rui Costa (PT), da Bahia, e Wellington Dias (PT), do Piauí, são, pela ordem, os três de melhor desempenho.

Na sequência vêm Camilo Santana (PT), do Ceará, Renato Casagrande (PSB), do Espírito Santo, e Paulo Câmara (PSB), de Pernambuco.

PUBLICIDADE:



HADDAD PT E CIRO PDT SE ABRAÇAM NA ABERTURA DO CINE CEARÁ 2019



O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) foi recebido sob aplausos e gritos de "Lula Livre" e abraçou Ciro Gomes (PDT) no Cineteatro São Luiz

Por: Alex Albuquerque

Abraço de Cid e Haddad no Cine Ceará

Fernando Haddad (PT) e Ciro Gomes (PDT) se encontraram na noite dessa sexta, 30, durante abertura do Cine Ceará 2019. Os políticos, que concorreram à Presidência da República nas eleições de 2018, se abraçaram em meio aos gritos de Lula Livre
Ao chegar à abertura do 29º Cine Festival Ibero-americano de Cinema, Haddad abraçou Ciro Gomes. Os dois foram adversários nas eleições presidenciais de 2018. O governador Camilo Santana (PT-CE) também esteve na ocasião e esteve ao lado de Ciro Gomes.
Desde o fim das eleições, o Partido dos Trabalhadores e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem sido alvo de críticas de Ciro, que também disputou no pleito em 2018. Diante do público que lotou o Cineteatro São Luiz, no entanto, Haddad e Ciro demonstraram cordialidade.
A exibição de A Vida Invisível, de Karim Aïnouz, filme brasileiro que concorre a vaga no Oscar 2020, marcou a abertura do evento, que segue até a próxima sexta, 6.
PUBLICIDADE:
PREFEITURA DE SOBRAL 
SOBRAL: MAIS DE 12 MILHÕES INVESTIDOS

FORTALEZA: GERALDO LUCIANO VENCE O PROCESSO INTERNO É O ÚNICO NOME DO NOVO EM 2020

Eleições 2020: As evidências de que o empresário Geraldo Luciano será o nome do Novo na corrida ao Paço Municipal em 2020 vão se acumulando.

Por: Alex Albuquerque



As evidências de que o empresário Geraldo Luciano será o nome do Novo na corrida ao Paço Municipal em 2020 vão se acumulando. Internamente, na agremiação, eram cinco candidatos submetidos a processo seletivo, Luciano incluso. Ele foi o único que sobrou.
Agora, conforme o presidente estadual da legenda, Célio Fernando, ele será entrevistado pela executiva nacional. Ainda sem data marcada, o encontro ocorrerá até o próximo dia 15. O presidente nacional do partido é o ex-candidato à Presidência, João Amoêdo.
Amoêdo, por sinal, foi reconduzido ao cargo máximo da agremiação durante convenção partidária realizada neste sábado, 31. “Fortaleza é cidade alvo. Teremos um candidato forte com certeza”, aposta Fernando, que acompanha a convenção em São Paulo.
O nome de Luciano, ele avalia, “tem crescido nas mídias”. “Se for ele o pré-candidato, temos grandes chances de fazer o sucessor a prefeitura de Fortaleza.”
Trabalho
Geraldo Luciano não está em São Paulo em função de compromisso em Fortaleza. Num hotel na Avenida Santos Dumont, ele e convidados falam a jovens em evento intitulado “Novo Acadêmico: Uma nova juventude”. É mais um dos trabalhos do partido para o ano que vai se anunciando.
Candidaturas de oposição
O cenário que, a passos lentos, vai se se apresentando para o próximo ano mostra a possibilidade de muitas candidaturas de oposição. No entendimento de quem observa a política estadual, a preço de hoje, desponta como favorito o deputado federal Capitão Wagner (Pros), que já cravou sua presença na disputa eleitoral.
Vivendo cisão interna, o PSL já cogitou lançar candidatura própria quando a comissão provisória municipal estava sob comando do deputado estadual André Fernandes. Com Lucas Fiúza, aliado do deputado federal Heitor Freire (que é rival de André Fernandes e Delegado Cavalcante), ainda não se tem uma sinalização. Wagner já cogitou comportar a sigla de Bolsonaro na sua vice, mas diz ser cedo para falar sobre isso.
Se o PSDB permanecer no campo que se opõe ao grupo de Roberto Cláudio, Ciro e Cid Gomes, todos do PDT, a pré-candidatura do ex-deputado estadual Carlos Matos será mais uma a se somar. No lançamento do pacote de obras para Fortaleza, o senador Tasso Jereissati cogitou a chance de uma aliança com o grupo dos irmãos de Sobral. “Desde que haja convergência de projetos e ideias”, condicionou o tucano.
Há, ainda, o PT, com a certeza de que lançará um nome, mas sem a definição de que nome será este. Embora aliado do PDT no plano estadual, o partido se opõe à gestão de Roberto Cláudio na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), sob o estímulo da ex-prefeita Luizianne Lins (PT).
Tentando renovação, o MDB também deve apresentar uma candidatura. Eunício Oliveira (MDB) e o prefeito estão apartados desde a eleição de 2018. O emedebista acusa o pedetista de não ter prestado apoio político no curso da campanha eleitoral.
PUBLICIDADE:

NEZINHO NÃO PRETENDE RECUAR CONTRA ANDRÉ FERMANDES

Os dois terão audiência de conciliação na próxima terça-feira, 3. O pedetista já adianta que dará seguimento com os processos

Por: Alex Albuquerque


Se o tensionamento envolvendo os deputados estaduais André Fernandes (PSL) e Nezinho Farias (PDT) diminuiu de intensidade no âmbito da Assembleia Legislativa, o assunto se move externamente. Na Casa, o ouvidor do Conselho de Ética, Romeu Aldigueri (PDT), acolheu denúncias de PDT e PSDB no último dia 20. O novo relatório, este com a punição, pode ser apresentado em até 60 dias.

Contudo, na próxima terça-feira, 3, pedetista e pesselista estarão em audiência de conciliação na 16ª Vara do Juizado Especial Cível, no Fórum Clóvis Beviláqua. Na ocasião, poderão discutir a viabilidade de as pazes serem formalmente estabelecidas.

Nezinho decidirá se dará ou não seguimento à ação indenizatória movida contra o bolsonarista, em que pede R$ 39.920 por danos morais. O ex-prefeito de Horizonte, porém, adianta que não recuará. Após a audiência, Fernandes terá 15 dias para apresentar defesa junto ao juizado.

No último dia 12 de junho, à tribuna, o parlamentar bolsonarista sugeriu, sem citar nomes, o envolvimento de colegas de Assembleia com facções criminosas. Deputados, então, pressionaram André Fernandes para que ele pudesse revelar os nomes, dada a gravidade do comentário. Depois, ao Ministério Público do Ceará (MPCE), ele encaminhou um documento no qual apontou envolvimento de Nezinho com uma organização criminosa.

Nezinho afirma ainda que o processo criminal, que já havia sido aventado em conversa com O POVO, será protocolado na próxima semana. A alegação será de denúncia caluniosa, ilícito que, para o Direito, é mais grave que a calúnia. Antes, segundo Renê Coelho, advogado de Nezinho, será decidida a mais adequada forma de a nova peça judicial ser elaborada.

"Em um dia ela está pronta, talvez eu protocole no outro e é isso. Não há uma dificuldade", resume o advogado sobre o processo de feitura do documento. Ainda não há a data na qual será apresentado o processo.

A reportagem entrou em contato por telefone com André Fernandes e o questionou sobre a expectativa para audiência de conciliação. Por volta das 17h54min de ontem, Fernandes respondeu: "estou por fora do assunto ainda." A ligação apresentou chiados até, de fato, cair. O POVO tentou estabelecer contato outra vez, mas não foi atendido. Às 18h36min, a Assessoria de Comunicação de André Fernandes entrou em contato e informou que o parlamentar não iria se pronunciar por enquanto.

Na ALCE, aprecia o caso um subconselho, que definirá uma punição dentre as três possíveis: censura verbal ou escrita, suspensão temporária (30 dias) ou cassação do mandato. O colegiado é presidido por Sergio Aguiar (PDT) e a responsável pelo relatório — como o foi Romeu Aldigueri (PDT) na primeira etapa de apuração do caso — é Augusta Brito (PCdoB).


PUBLICIDADE:

PREFEITURA DE SOBRAL 



GRUPO DA POLÍCIA CIVIL É EXONERADO POR ENVOLVIMENTO EM CRIMES COMO EXTORSÃO; NA LISTA, UM DELEGADO

O Diário Oficial do Ceará (Doe) dessa quarta-feira, 28, publicou a demissão de um delegado de Polícia Civil, dois agentes penitenciários e oito policiais civis, entre escrivães e inspetores. As publicações são referentes aos processos da Controladoria Geral de Disciplina (CGD).
Por: Alex Albuquerque
Os casos de demissão investigados pela CGD são de extorsão, envolvimento com roubo de gado, flagrante de relações sexuais com detentas, abuso sexual em unidade de trabalho, abandono de função e apropriação de material apreendido.
No caso do delegado da Polícia Civil, ele foi investigado por conduta funcional após uma prisão no dia 18 de dezembro de 2010. Na ocasião, o delegado teria arbitrado uma fiança de R$ 530 e ,oficialmente, o dinheiro recolhido foi de R$ 180. A CGD entendeu, por meio das provas testemunhais, que o delegado teria utilizado o restante do dinheiro em benefício próprio.
Já o caso que envolve o perito criminal, que trabalhou em Brejo Santo, no ano de 2012, envolve um processo de abuso sexual contra mulheres que buscavam o atendimento dele, que atuava no posto de identificação da Cidade. De acordo com o documento publicado no Diário Oficial, quatro jovens foram vítimas do homem, que utilizava a função para alisar os cabelos e os seios das vítimas afirmando que iria arrumá-los para uma melhor imagens da fotografia da identidade, além de esfregar as partes genitais nas vítimas.
Já o caso envolvendo um policial civil apurava a responsabilidade de um escrivão, que teria se apropriado de um valor de R$ 2.700 apreendido em um auto de inquérito policial e de R$ 105 de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). O dinheiro sumiu e o profissional da segurança era o chefe do cartório. Em depoimento dos colegas foi relatado que ele afirmou que o dinheiro estaria própria conta bancária.
No caso dos agentes penitenciários um foi demitido por abandono de função depois de não comparecer ao serviço em unidades prisionais e não ofertar a licença médica ao órgão da Secretaria da Justiça. A publicação se refere ao parecer que foi emitido em agosto de 2014.
O outro agente penitenciário foi flagrado por um promotor de Justiça trancado com uma detenta em um alojamento. O agente tinha um relacionamento amoroso com a presa. Além disso, ele era investigado pela suposta promoção de festas, facilitação de fugas, entradas de bebidas alcoólicas e desvio de alimentação dos presos para a venda de comércio local na Cadeia Municipal de Uruburetama.
“Saliente-se, que a referida detenta, perante a Comissão Processante, descreveu com detalhes a dinâmica dos fatos que culminaram nas relações sexuais com o AGP como também foi clara ao atribuir as relações sexuais ao medo que tinha em ser transferida de unidade prisional. Devendo-se ressaltar que nos crimes contra a liberdade sexual a palavra da vítima, especialmente corroborada por outros elementos de convicção, como no caso concreto em tela, tem grande validade como meio de prova; considerando que a configuração da falta disciplinar tipificada na Lei 9.826/1974 é aplicável aos agentes públicos que, por ação ou omissão, violem os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade”, divulgou.
Outros quatro inspetores da Polícia Civil foram demitidos acusados de exigir R$ 10 mil de familiares de um detido para libertá-lo, pois simulariam um flagrante. A vítima alega ter sido vítima de agressões e que sofreu coronhada na cabeça. O exame de corpo de delito comprovou lesão no couro da cabeça. Esse caso teria acontecido no dia 3 de dezembro de 2015 e os policiais foram detidos pela Delegacia de Assuntos Internos (Dai), da CGD. Com os policiais civis foi apreendido o valor de R$ 7.500,00 dividido em quatro envelopes da Caixa Econômica Federal.
Outro demitido é um inspetor que foi investigado por ter repassado dados sigilosos de operações aos integrantes de uma associação criminosa voltada a furtos de gado, em Santana do Acaraú.
Ainda mais dois inspetores do 35º DP foram demitidos em razão de uma investigação sobre uma abordagem em uma residência em que teriam subtraído dinheiro e confecções. Além de solicitar R$ 20 mil pela soltura da vítima.

NETO MUDANÇAS
RESPONSABILIDADE E SEGURANÇA 

"NUNCA MAMEI EM TETA NENHUMA", DIZ GOVERNADOR DE SÃO PAULO JOÃO DORIA, APÓS ATAQUE DO PRESIDENTE JAIR BOLSONARO

Em live na quinta-feira(29), o Presidente Jair Bolsonaro voltou a questionar compra de avião pelo tucano, com financiamento do BNDES

Por: Alex Albuquerque



Doria foi abordado por jornalistas brasileiros em Berlim, na Alemanha, onde está para participar de uma apresentação da Volkswagen sobre compartilhamentos de veículos. Na véspera, ele estava em Wolfsburg, sede mundial da montadora alemã, que confirmou o investimento de R$ 2,4 bilhões em plantas para São Paulo de um total de R$ 7 bilhões já anunciados anteriormente.

No início da entrevista, o governador disse que não entraria na polêmica com o presidente e que responderia de forma "serena e equilibrada" à questão. "O financiamento do avião que compramos, um Legacy 650, foi feito juntamente com outros 135 financiamentos de aviões executivos para empresas brasileiras e internacionais. É assim no mundo: os competidores da Embraer também financiam os aviões executivos e com isso gerou empregos, impostos e oportunidades para brasileiros aqui por meio da Embraer, que disputa o mercado mundial com outros três competidores", afirmou.

Para o governador, não há problema em divulgar a informação, que já era pública. "Assim como no caso de Luciano Huck", acrescentou. O apresentador de televisão também havia sido mencionado por Bolsonaro e, assim como Doria, é um potencial candidato à próxima eleição presidencial. "Luciano Huck, que teta hein? Sou o último capitulo do caos?! Não foi ilegal a compra (de Huck), reconheço, mas só pra peixe", disse o presidente.

Doria disse que, além de não haver irregularidade dos financiamentos, a informação não revela "nenhuma caixa preta". "Até porque o financiamento foi feito pelo BNDES junto à Embraer, não apenas para estes que foram divulgados como para outros também, é normal", defendeu. "Faz parte de uma competição internacional e a Embraer deve ter financiamento feito pelo BNDES; não há irregularidade nisso", acrescentou.

Para ele, o banco de fomento deveria divulgar os investimentos feitos pelo Brasil em Cuba, na Bolívia e na Venezuela. "(Sobre) Esses, como cidadão brasileiro, quero conhecer mais detalhes", afirmou. "É hora de fazer administração, gestão, por isso não entro nessa polêmica com o presidente Bolsonaro: estou focado na gestão do Estado de São Paulo e não devolvo a ofensa e nem vou entrar na linha de confronto."

PUBLICIDADE:



NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRAL SHOPPING

Sobral Shopping envia nota de esclarecimento sobre uma suposta rachadura.

Por: Alex Albuquerque


Trata-se de uma junta de dilatação que que havia recebido um tratamento cobrindo sua abertura. Não há qualquer comprometimento estrutural. Hoje foi realizada a abertura do vão da junta de dilatação, retirando o que pareciam ser rachaduras. Veja na imagem! 



GOVERNO QUER FACILITAR CRÉDITO A EMPREENDEDOR PARA CRIAR 600 MIL EMPREGOS

O Ministério da Economia prepara um programa para incentivar microempreendedores individuais (MEI) a contratar trabalhadores.

Por: Alex Albuquerque 



Segundo o diagnóstico da SPPE (Secretaria de Políticas Públicas de Emprego), somente 3% dos microempreendedores possuem funcionários contratados formalmente.

Nas contas da secretaria, se esse percentual subir para 10%, será possível criar 600 mil vagas. O levantamento não detalha em quanto tempo seria possível criar todos esses empregos. Atualmente, o Brasil possui 8,8 milhões de microempreendedores

Empréstimos mais fáceis.

Para atingir o objetivo, o governo quer deixar os empréstimos mais fáceis para os microempreendedores. Esse plano passa pela oferta de mais informações sobre os empreendedores para os bancos.

Com um acesso maior aos dados, o governo avalia que as instituições financeiras podem reduzir as taxas de juros. Além de estimular a adesão ao cadastro positivo, os técnicos da equipe econômica estudam outras maneiras de tornar essas informações mais acessíveis às instituições financeiras.

Além disso, a pedido a SPPE, a Caixa Econômica Federal está reestruturando um programa para a oferta de microcrédito. O governo quer contar com o apoio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para oferecer os treinamentos. 

Para estimular a contratação, o governo trabalha também na criação de um programa para treinar empreendedores e funcionários. O governo espera que, com mais capacitação e acesso aos financiamentos, os empreendedores possam expandir os negócios e contratar empregados. 

Oferecer tudo num lugar só 

O objetivo final é oferecer ao empreendedor, em um só lugar, tudo o que precisa para abrir ou ampliar o seu negócio. Um projeto-piloto já está em teste em São Paulo. Se der certo, seria expandido para o país, mas não há data.


 PUBLICIDADE:

NORT MOTOS





CAMOCIM: VEREADOR ERASMO GOMES(PSL), É CASSADO POR QUEBRA DE DECORO PARLAMENTAR

Cassação

Por: Alex Albuquerque



Na noite desta quarta-feira, 28, a Câmara Municipal de Camocim aprovou o relatório da Comissão Processante que pedia a cassação do mandato do vereador Erasmo Gomes (PSL), por quebra de decoro parlamentar. O parlamentar falou a imprensa que vai recorrer na justiça para defender seu mandato.

O primeiro suplente e ex-vereador de Camocim, Sidney, mais conhecido por "Bolinha" será convocado a assumir a cadeira no legislativo de Camocim, antes ocupada por Erasmo Gomes (PSL).

Bola é filiado ao Partido Republicano e participou da últimas eleições municipais em Camocim ficando na primeira suplência na coligação PR/PSDB.



PUBLICIDADE:

CEARÁ: O MAIOR PROGRAMA DE ESPORTE  DO CEARÁ


DEPUTADO LEÔNIDAS CRISTINO PARTICIPA DA COMISSÃO MISTA DAS MUDANÇAS CLIMÁTICA NO SENADO FEDERAL

Por: Alex Albuquerque


O Deputado Federal Leônidas Cristino participou, nesta quarta-feira (28), no Senado Federal, da instalação da Comissão Mista de Mudanças Climáticas (CMMC), voltada a discussão de importantes temas como a prevenção de desmatamento, apoio ao reflorestamento, recuperação de matas nativas, além de outras pautas como o apoio a fontes limpas de energia e a novas tecnologias verdes, voltadas a reduzir o processo de aquecimento global.

Na reunião de instalação, que contou com a participação do deputado Leônidas, foram eleitos o Senador Zequinha Marinho para Presidente; o Deputado Sergio Souza para Vice-Presidente e o Deputado Edilázio Júnior para Relator.


PUBLICIDADE:


POLÊMICA QUE ENVOLVE DELAÇÃO PREMIADA DE ROMÁRIO ARAÚJO AGITA GRUPO DA IMPRENSA DE SOBRAL

Por: Alex Albuquerque


O assunto veio à tona após o anunciou de que a promotora de justiça, Dra. Maria Ivone Araújo Dias Cristino, havia acatado as “notícias fatos” que envolve denúncias oferecida pelo o vereador afastado Romário Araújo (SD), que se encontra preso à disposição da justiça, após ter sido denunciado pelo Ministério Público por práticas de estelionato e apropriação indébita.

No despacho, a promotora informou que Romário Araújo, buscou a “Delação Premiada” anexando documentos para justificar a sua solicitação. No entanto, após análise minuciosa verificou-se que o pedido não se enquadra no instituto de colaboração premiada. (Lei. Nº 12.850/13). 

Contudo, as informações apontam indícios fortes de crimes eleitorais e crimes ligados ao que ele responde, crimes que envolve um deputado federal, 10 vereadores, três agiotas e outras pessoas que foram mencionadas no documento do Romário.

Como providência, a promotora enviou cópias do procedimento a 3ª Vara Cível da Comarca de Sobral, para ser anexado ao processo do Romário. Ao mesmo tempo, enviou cópias do procedimento ao Ministério Público Eleitoral, para melhor apurar os possíveis crimes eleitorais apresentado.


Logo os comentários do grupo da imprensa Sobral, aqueceu o termômetro, onde as torcidas formadas por alguns radialistas, blogueiros, assessores e simpatizantes, que passaram a desqualificar e outros a potencializar as denúncias do Romário.


PUBLICIDADE:


BOLSONARO ASSINA DECRETO QUE INCENTIVA SERVIDOR AO TRABALHO VOLUNTÁRIO

O presidente Jair Bolsonaro assinou hoje (28) decreto que autoriza a concessão de licença para capacitação de servidores públicos federais para a realização de cursos conjugados com atividades voluntárias. O objetivo é estimular a prática de trabalho voluntário no país. Neste dia 28 de agosto é celebrado o Dia Nacional do Voluntariado.
De acordo com a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, a medida aprimora a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal e institui maior governança sobre as ações de desenvolvimento dos servidores públicos federais. Em cerimônia no Palácio do Planalto, Michelle, que é presidente do conselho do Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado - Pátria Voluntária, listou ainda outras ações de estímulo ao trabalho voluntário.
Umas das ações é a instrução normativa, a ser editada pelo Ministério da Economia, que estabelece o trabalho voluntário como critério de desempate em seleções públicas. Segundo a primeira-dama, no âmbito do Ministério da Educação, o trabalho voluntário será computado como crédito complementar nas instituições de ensino federais e estaduais.
Será feito ainda um trabalho de divulgação e promoção da Resolução nº 2/2018, do Conselho Nacional de Educação, que estabelece diretrizes nacionais para o voluntariado de estudantes no âmbito da educação básica. “O Artigo 8 preconiza que os sistemas de ensino poderão utilizar os espaços e infraestruturas disponíveis para a realização das atividades de trabalho voluntário visando integrar os educandos às comunidades locais e ao entorno escolar”, afirmou Michelle, em seu discurso.
Em julho, o Ministério da Cidadania lançou o Pátria Voluntária, que busca incentivar a participação dos cidadãos na promoção de práticas sustentáveis, culturais e educacionais voltadas à população brasileira mais vulnerável. O trabalho voluntário, de caráter não-remunerado, é articulado entre o poder público, organizações da sociedade civil e o setor privado.
“O Estado, sozinho, não consegue resolver tudo, o trabalho voluntário fortalece muito a área social e é embalado pela solidariedade humana. O ser humano é humano pela sua capacidade de cooperar, de não deixar as pessoas para trás, de trazer junto na construção de um mundo melhor para se viver”, ressaltou o ministro da Cidadania, Osmar Terra, também presente no evento.
Para ele, as medidas adotadas pelo governo, partindo do funcionalismo público, vão fazer com que a mobilização chegue à área privada, “onde já existe um movimento, mas que pode ser maior”.

CEARÁ: O MAIOR PROGRAMA DE ESPORTE  DO CEARÁ

FACHIN MANDA PROCESSO CONTRA LULA VOLTAR Á FASE DE ALEGAÇÕES FINAIS

Por: Alex Albuquerque
Fachin manda reabrir prazo para alegações finais de Lula na ação do Instituto

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Edson Fachin determinou nesta quarta-feira, 28, que uma ação penal da Operação Lava Jato que tem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entre os réus e está pronta para sentença volte à fase de alegações finais. O processo é o que trata do suposto pagamento de 12,9 milhões de reais em propina pela Odebrecht ao petista por meio da compra de um terreno que abrigaria o Instituto Lula, em São Paulo, e uma cobertura vizinha à do petista em São Bernardo do Campo (SP).
O relator da Lava Jato no Supremo justificou a decisão pelo fato de ter dado acesso à defesa de Lula a novas provas, contidas nos sistemas Drousys e MyWebDay, usados pelo departamento de propinas da empreiteira baiana.
Fachin determinou ainda que as novas alegações finais sejam feitas conforme decidiu a Segunda Turma do STF nesta terça-feira, 27, ao anular condenação do ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine: primeiro devem apresentar alegações finais os réus que tenham firmado acordos de delação premiada e, em seguida, os réus não colaboradores premiados.
“Nada obstante, considerando o atual andamento do feito, em que ainda não se proferiu sentença, essa providência revela-se conveniente para o fim de, a um só tempo, adotar prospectivamente a compreensão atual da Corte acerca da matéria, prevenindo eventuais irregularidades processuais, até que sobrevenha pronunciamento do Plenário”, decidiu Edson Fachin.

PUBLICIDADE:
SOBRAL: MAIS DE 12 MILHÕES INVESTIDOS