SOBRALENSE DE ARACATIAÇU CONCLUI DOUTORADO EM CIÊNCIAS PELA USP

Exemplo de esforço e dedicação, o jovem Josué Martins Gonçalves concluiu o Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Filho de um pescador e de uma dona de casa, nascido e criado no distrito de Aracatiaçu/Sobral-CE, o jovem deu um depoimento emocionado sobre a conquista.

Por: Alex Albuquerque 

“Ontem foi um dia mais que especial na minha vida, me tornei o primeiro cidadão nascido em Aracatiaçu a obter o título de Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Gostaria de dedicar esse título a minha família, em nome dos meus pais Paulo Gonçalves e Eliane Martins, aos meus professores, em nome do Prof. PH Dias e Rhoniele Magalhães, a Universidade Vale do Acaraú (UVA) em nome do meu ex-orientador Murilo Julião e a todos meus amigos conterrâneos em nome de Dona Fatima Sousa. A jornada foi difícil, mas os resultados estão chegando.

Além disso, quero frisar que a UNIVERSIDADE pública e de qualidade, ao contrário que alguns pensam, é para todos, independente de raça, cor, religião ou CLASSE SOCIAL. Se isso não fosse coerente, como explicar um pescador com ensino fundamental 1 incompleto, ter um filho doutor em ciências, outro mestrando em matemática e mais um licenciando em Física.? Pois é…

Bem, eu sempre estudei nas escolas públicas do distrito de Aracatiaçu e me graduei em Química pela Universidade Vale do Acaraú (UVA 2014). Durante meu doutorado trabalhei na área de nanotecnologia e publiquei 16 artigos científico em revistas internacionais, 2 capítulos de livros e depositei um pedido de patente. Iniciarei o pós-doutorado USP com período de estágio pré-aprovado nos Estados Unidos. Que essa história seja inspiração para muito aracatiaçuenses/sobralenses.”




Biografia Resumida

Josué Martins Gonçalves nasceu em Aracatiaçu e tem muito orgulho em dizer que é um aracatiaçuense. Segundo ele, Aracatiaçu não é apenas a "terra dos ventos fortes", mas também o distrito de pessoas determinadas e sonhadoras. De fato, sendo um dos seis filhos do pescador Paulo Gonçalves e da dona de casa Eliane Martins, ele e seus cinco irmãos sempre batalharam arduamente para ajudar seus pais na difícil vida pesqueira, não apenas isso, eles também vendiam frutas, picolés e peixes para complementar a renda familiar. Todos esses esforços nessas duras jornadas diárias, onde o mesmo intercalava trabalho e estudos, fizeram pensar que era necessário fazer a diferença, e decidiu apostar que, através da educação/conhecimento essa história poderia ter um final singular. Daí em diante as escolas de Aracatiaçu vivenciaram o esforço do jovem aprendiz, e investiram de forma decisiva no sonho daquele garoto, e foi através dos professores da Escola Israel Leocádio e dos que fizeram a EXPORNAÇU 2010, que pela primeira vez, Josué, literalmente vestiu a blusa pelo amor a ciência/conhecimento. Sua motivação pela ciência fez com que o mesmo passasse em pelo menos quatro seleções para graduação, entre elas; Química, Física e Matemática. Foi aluno exemplar no curso de Química da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), apresentando bom índice de rendimento acadêmico, e mesmo antes de finalizar sua graduação foi aprovado em duas seleções de mestrado, sendo uma na Universidade Federal do Ceará (UFC), e a segunda na melhor universidade da américa latina, a Universidade de São Paulo (USP). Ainda por apresentar excelente desempenho, após 4 meses como aluno de mestrado da USP, foi incentivado por seu orientador Prof. Dr. Koiti Araki, a mudar de nível e entrar no programa de doutorado direto. Atualmente Josué é Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo se tornou o primeiro cidadão nascido em Aracatiaçu a obter esse título, e nos representou (nós aracatiaçuenses), no maior congresso internacional de materiais que ocorreu em Boston/Estados Unidos, onde teve a oportunidade de conhecer a Universidade de Harvard e o Massachusetts Institute of Technology (MIT), e mais recentemente representou nosso distrito no ISE Meeting 2018 na Itália. Durante seu doutorado ele publicou 16 artigos científico em revistas internacional, 2 capítulos de livros e depositou um pedido de patente. Atualmente ingressou no pós-doutorado pela USP com período do estágio pré-aprovado nos Estados Unidos. Que essa história seja inspiração para muitos aracatiaçuenses

Fonte: O sobralenses.


 PUBLICIDADE: 

NETO MUDANÇAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário