UNIVERSIDADE NA REGIÃO DA IBIAPABA

Sonho antigo dos jovens e dos moradores da Ibiapaba, o Campus da UFC na Ibiapaba está cada vez mais próximo de se concretizar


Uma das principais bandeiras de luta da Deputada Augusta Brito é a educação, especialmente, a formação dos jovens ibiapabanos. Desde o início de seu mandato, em 2015, a parlamentar tem procurado formas de levar a Universidade para a Região da Ibiapaba, a fim de beneficiar mais de 50% da população da serra.
           
Em 2016 foram realizadas duas audiências públicas com representantes das cidades da Ibiapaba, para verificar a demanda de cada município e a melhor forma de implantação da Universidade. Uma audiência foi realizada na Assembleia Legislativa e a outra na cidade de São Benedito, em 03 de julho de 2016.

Foi aprovada, ainda em 2016, na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara Federal, sob a relatoria do Deputado Federal André Figueiredo, a criação a Universidade Federal da Ibiapaba. A Universidade beneficiará diretamente nove municípios cearenses, integrantes da microrregião de Ibiapaba, onde residem cerca de 350 mil pessoas.
           
Por iniciativa da deputada Augusta Brito, foi criada ainda a Frente Parlamentar em defesa da Implantação da Universidade da Ibiapaba, com a intenção de engajar o parlamento cearense na discussão e para agilizar o estudo de viabilidade técnica, item obrigatório para implantação de um Campus na Ibiapaba.

PRIMEIRA ETAPA CONCLUÍDA

Foi entregue em julho de 2018 o relatório de Estudo de Viabilidade Técnica, conquistado através de verba destinada pela deputada Augusta Brito, realizado pelo Centro de Treinamento e Desenvolvimento (CETREDE) em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia (SECITECE). Este é um importante passo para a concretização do Campus da Universidade Federal na Ibiapaba. O próximo passo é a entrega oficial do Estudo ao Governo Estadual, após o período eleitoral. Depois, segue o processo de implantação.

Postado por: Alex Albuquerque 
Fonte: Assessoria Deputada Augusta Brito
Jornalista Mariana Cunha


Nenhum comentário:

Postar um comentário