SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES EM FORTALEZA, ANDRÉ X EVANDRO LEITÃO


O segundo turno no embate municipal é uma nova eleição. Elementos novos vão surgindo para mexer com o emocional do eleitor, provocando até mesmo o redirecionamento do voto.

O líder do PT na Alece, deputado De Assis Diniz, mostrou a senha de como será a campanha de Evandro Leitão. “Não vamos atrás do passado de youtuber do adversário, vamos falar dos seus atos do presente”. Ele também citou a participação do bolsonarista em votações contra as mulheres e a equiparação salarial e sua postura diante de temas nacionais importantes. 

Os aliados de André Fernandes já sinalizam que o candidato irá sair do seu mundo virtual e buscar apoios de Wagner e Sarto. As conversas já iniciaram. André pretende negociar e ampliar aliados. 

O debate no primeiro turno foi violento, agressivo, saindo da discussão sobre a cidade e entrando até mesmo na vida pessoal. Evandro e André querem passar um apagador na discussão do ocorrido na fase inicial da campanha. 

A batalha do segundo turno promete ser dura. Extrema-direita e centro-esquerda se enfrentando.



"O ANDRÉ REPRESENTA UM PROJETO BOLSONARISTA QUE NÃO RESPEITA AS MULHERES" AFIRMA EVANDRO LEITÃO EM CAMINHADA NO BAIRRO ÁLVARO WEYNE


O candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza, Evandro 13, afirmou, durante caminhada, na manhã desta quarta-feira, 9, que o candidato bolsonarista André Fernandes não tem respeito pelas mulheres e não merece gerir o município. "O André representa um projeto bolsonarista, que não respeita mulheres. Na época da pandemia, fazia tudo ao contrário do que as autoridades sanitárias recomendavam", destacou. Evandro 13, mais uma vez, foi às ruas para conhecer os desejos da população e ouvir as queixas para que Fortaleza seja uma cidade melhor para viver nos próximos anos. 

O autônomo Erick dos Santos, 34, é morador da região e acompanhou a caminhada no bairro Álvaro Weyne. "O Evandro, no momento, está sendo o melhor. Já venho o apoiando desde o primeiro turno. Agora, no segundo turno, também estamos com ele. Faz diferença pra gente o fato da proposta dele ser boa pra gente: tirar a Taxa do Lixo, tirar as coisas ruins e entregar as coisas boas pra comunidade, pra benefício da comunidade", explicou. Ele é torcedor do Fortaleza e explicou que, independentemente do time que torce, o mais importante é ter uma cidade melhor para todos. "Sou Fortaleza e voto Evandro. Não importa se ele já foi presidente do Ceará ou não. Eu quero é Evandro Leitão e sou Leão”, disse.

Acompanhado dos vereadores Carlos Mesquita e Didi Mangueira, ambos do PDT, sendo o último vice-líder do prefeito José Sarto na Câmara de Fortaleza, Evandro 13 garantiu que, a partir de agora, o foco é a união pela democracia e a luta contra o negacionismo. 

"Temos que fazer uma grande mobilização em Fortaleza, começando com a nossa militância, com aqueles que estão se somando a esse projeto, um projeto em que a gente respeita a democracia. Existem dois lados muito claros: um lado que não respeita a democracia, um lado que nós já conhecemos que tem um representante aqui do bolsonarismo, do fascismo, que é o André Fernandes, que ele esconde seu líder maior, seu aliado maior, que não respeita as mulheres, que tem uma condenação por agressão a uma profissional da imprensa e o outro lado é o lado do respeito, da democracia, do cuidar das pessoas, do Minha Casa, Minha Vida, do Mais Médicos, do Farmácia Popular, da Escola de Tempo Integral, do Pé-de-Meia”, concluiu.



HOSPITAL REGIONAL NORTE MANTÉM TITULO DE EXCELÊNCIA DA ORGANIZAÇÃO NACIONAL DE ACREDITAÇÃO PELO SEXTO ANO


Qualidade e segurança do paciente, excelência em gestão integrada e melhoria contínua. Os requisitos, necessários para certificar com excelência unidades de saúde no Brasil, são definidos a partir de padrões pré-estabelecidos pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Uma das instituições certificadas é o Hospital Regional Norte (HRN), unidade da Secretaria da Saúde (Sesa), em Sobral, que manteve a acreditação com excelência.

O HRN possui o título desde 2019 e é a única instituição com esse nível de certificação na Região Norte do Ceará.

Realizado por uma entidade externa ao hospital, o processo de acreditação utiliza avaliações de processos mediante padrões já pré-estabelecidos de qualidade e segurança. É uma avaliação na qual o hospital faz a adesão de forma voluntária, pois o método não tem um caráter fiscalizatório.

O diretor-geral do HRN, Carlos Hilton Albuquerque Soares, destacou a qualidade do trabalho e dos processos implementados no HRN.

Além do HRN, outras unidades da Sesa também certificadas com excelência pela ONA são o Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), em Fortaleza, e o Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte.

Quatro Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) – Canindé, Caucaia, Maracanaú e Russas – e mais cinco Policlínicas Regionais – Baturité, Caucaia, Aracati, Limoeiro do Norte e Russas também mantém o título de Acreditados Nível 1.




PSB ELEGE 65 PREFEITOS, 56 VICE-PREFEITOS E SE CONSOLIDA COMO O MAIOR PARTIDO DO CEARÁ

 

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) elegeu 65 prefeitos e prefeitas e 56 vice-prefeitos e vice-prefeitas em todo o Ceará, reforçando a posição de maior partido do Estado. O PSB já tinha a maior quantidade de prefeitos mesmo antes das eleições do último domingo e com o resultado segue sendo a maior agremiação partidária estadual. A sigla lançou 88 candidatos a prefeito, ou seja, elegeu mais de 74% do total de postulantes.

Na avaliação do senador Cid Gomes, vice-presidente do PSB no Ceará, o resultado reflete o trabalho conjunto e consolidado de lideranças políticas do partido no interior do Ceará. “Esse é resultado de um esforço e de uma relação de muito tempo com muitas lideranças no interior, grande parte dos prefeitos já são amigos de longa data, já foram do PSB, já estiveram no PDT e retornaram ao PSB”, afirmou.

O senador destacou que o partido sempre teve muito critério para o lançamento das candidaturas e fez alianças onde foi possível fazer. “Não quisemos lançar de qualquer forma, ao contrário, onde foi possível fazer aliança nós fizemos, tanto é que conseguimos eleger os 56 vice-prefeitos”, disse.

Cid Gomes comemorou o resultado, ressaltando que o PSB terá uma boa representatividade em todas as regiões do Estado. Ele lembrou ainda que o partido se saiu muito bem com as reeleições de quem já geria os municípios, mas conseguiu eleger também muitos candidatos que estavam na oposição em suas cidades. “Foi um resultado bem positivo que dá uma penetração muito boa do partido em todas as regiões do estado”, celebrou.

Do total de 182 prefeitos já eleitos no Ceará, em Fortaleza e Caucaia haverá segundo turno, 65 são do PSB, seguidos de 46 do PT, 15 do PSD, 14 do Republicanos, 13 do PP, 9 do MDB, 5 do PDT, 5 do PRD, 5 do União Brasil, 2 do PSDB, 2 do Podemos e 1 do Solidariedade.



DEPUTADO SÉRGIO AGUIAR RESSALTA IMPORTÂNCIA DA BOA AVALIAÇÃO DA GESTÃO NA REELEIÇÃO DE PREFEITOS


O deputado Sérgio Aguiar(PDT), destacou em sessão da Assembleia Legislativa do Ceará, nesta terça-feira (08/10), os aliados eleitos no pleito de domingo (06/10), atribuindo os bons resultados ás gestões bem avaliadas.

Em Camocim, a prefeita Betinha Magalhães (PSB), foi reeleita com 54,30% dos votos, tendo como vice Monica Aguiar (PSB), ex-prefeita. O deputado ressaltou  que, pela a primeira vez,  Camocim será governador por duas mulheres.

Confira aqui o resultado do Tribunal Superior Eleitoral. (TSE)

Betinha Magalhães do (PSB) 22.021 votos, (54,30%)

Euvaldete Ferro (PT): 18.320 votos, (45,18%)  

Mauro Gago: (MOBILIZA): (MDB) 211 votos, 0,52% dos votos 

A eleição em Camocim teve, 42.276 votos,  o que inclui 606 votos brancos, 1,43% e 1.118 nulos (2,64%).