MINISTRO CAMILO SANTANA PARABENIZA SUA ESPOSA ONELIA SANTANA PELO RECEBIMENTO DA MEDALHA AMIGO DA PRIMEIRA INFÂNCIA

O ministro da Educação Camilo Santana (PT),usou suas redes sociais para parabenizar sua esposa Onelia Santana, Secretária de Proteção Social do Ceará, pelo recebimento da Medalha "Amigo da Primeira Infância" em solenidade na Câmara dos Deputados em Brasília.

A honraria reconhece pessoas e instituições que se destacaram por serviços prestados ao desenvolvimento, atenção e a garantia de direitos à primeira infância.


Camilo parabenizou aos demais homenageados: Associação Beneficente Nossa Casa, Juiz Sérgio Luiz Ribeiro de Souza, Maria Teresa Saenz Guimarães e Paulo Roberto Leite de Arruda. 

A infância é a fase mais importante de uma pessoa,  e por isso é um dever do Estado e de toda a sociedade garantir que cada criança tenha uma infância saudável, com direito a brincar, acesso a uma educação de qualidade e a uma alimentação adequada, entre outras garantias. Quando se  investe em uma criança, se investe também no futuro de um país. Camilo Santana Ministro da Educação


ALCE ASSINA ACORDO DE COOPERAÇÃO PARA A RETOMADA DO PACTO PELO PECÉM


Iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), o Pacto pelo Pecém foi retomado nesta terça-feira (22/08), no auditório do Instituto Federal do Ceará - campus Pecém, durante a assinatura do acordo de cooperação entre as entidades públicas e privadas que acreditam no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) como uma mola propulsora do desenvolvimento sustentável do Estado. 


Assinaram o documento o presidente da Alece, Evandro Leitão (PDT); o governador do Ceará, Elmano de Freitas; os prefeitos de Caucaia e São Gonçalo do Amarante, Vitor Valim e Marcelo Teles, respectivamente; o presidente do CIPP, Hugo Figueiredo; o presidente da Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Aecipp), Eduardo Amaral; o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante, e o idealizador do Pacto pelo Pecém e ex-secretário executivo do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Alece Eudoro Santana.

DEPUTADO EVANDRO LEITÃO DESTACA NOVO MOMENTO DO PACTO DO PECÉM


Evandro Leitão lembrou que o diagnóstico traçado entre 2012 e 2014 pela Alece apontou os desafios que o CIPP enfrentaria. Destacou ainda que este novo momento do Pacto pelo Pecém propõe uma agenda estratégica de governança.

“É necessário viabilizar a gestão interna do complexo e promover a integração do planejamento e a implementação das políticas públicas na área direta de influência do CIPP. Também devem-se estabelecer mecanismos de atração e fixação das cadeias produtivas, visando dinamizar os efeitos positivos desse equipamento para todo o Estado”, pontuou. 

No documento assinado hoje, após 10 anos de crescimento do CIPP, com a parceria do Porto de Roterdã, e a perspectiva da instalação do Hub de Hidrogênio Verde e da chegada da ferrovia Transnordestina, a Alece se compromete a, junto ao poder público, setor produtivo, sociedade civil e conhecimento acadêmico, propor ações de curto, médio e longo prazo para a implantação de um modelo de governança compartilhada, que seja adequado e eficiente frente aos atuais e futuros desafios, dialogando com todos os setores e segmentos envolvidos.

DECISÕES DIALOGADAS

O governador Elmano de Freitas pontuou os benefícios previstos com a retomada do Pacto pelo Pecém. “O crescimento do Porto deve representar melhoria de vida para a população que vive nesses municípios, através da geração de mais emprego e renda para as comunidades. E é fundamental que todas as decisões para esse crescimento sejam tomadas de forma dialogada”, enfatizou. 

A ideia de transformar o Pecém num espaço de desenvolvimento econômico sustentável com justiça social e respeito ao meio ambiente é mais antiga que o próprio pacto, segundo o ex-secretário executivo do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Alece Eudoro Santana. “Tem mais de 30 anos. Nesse período, o crescimento do Pecém foi constante. Eu fico feliz que hoje essa ação seja retomada. Além de gerar riqueza, é preciso responsabilidade social e ambiental. Esse trabalho precisa ter essa visão”, frisou.

O presidente do CIPP, Hugo Figueiredo, ressaltou o protagonismo da Alece na coordenação do Pacto pelo Pecém. “Precisamos destacar a importância da Assembleia, que foi o local onde surgiu a ideia e de onde se desenvolveu toda a articulação para que pudéssemos pensar no complexo como um modelo de desenvolvimento”, destacou. 

Da Redação/com Assessoria

TV Assembleia

VICE-PREFEITA DE VARJOTA, LOURA DO POVO, PARTICIPA DO LAÇAMENTO DE NOVAS CASAS DA MULHER NO CEARÁ


O Ceará vai contar com novas três unidades da Casa da Mulher Brasileira (CMBs), que serão construídas pelo Governo Federal, e com o Tempo de Justiça Mulher, um programa interinstitucional para agilizar a investigação e julgamento dos processos dos crimes de feminicídios no estado. O anúncio, que marca o Agosto Lilás, foi realizado na manhã desta segunda-feira (21), no Palácio da Abolição, com as presenças do governador Elmano de Freitas; da vice-governadora e secretária das Mulheres do Ceará, Jade Romero; da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves; e de outras autoridades.

Ativista da causa, a Vice-prefeita de Varjota, esteve presente no evento de lançamento, a convite da Vice-Governadora, Jade Romero, que também ocupa a Secretaria das Mulheres.

No mesmo evento foi também realizado o lançamento do Programa "Tempo de Justica Mulher" pretende garantir mais agilidade na investigação e no julgamento dos processos dos crimes de feminicídios no Ceará. Com isso, todos os casos de feminicídios registrados no Ceará em 2023 serão acompanhados no Tempo de Justica Mulher. Na ocasião, também foi criado o Comitê Interinstitucional do Tempo de Justica Mulher.





 

VEREADORES DA CIDADE DE GROAÍRAS ESTIVERAM NA SOP-CE E FORAM RECEBIDOS PELO O SUPERITENDENTE ADJUNTO GADYEL GONÇALVES


Vereadores do município de Groaíras, estiveram nesta terça-feira, 22, na Superintendência de Obras Públicas do Estado do Ceará (SOP), os mesmo foram recebidos pelo o Superintendente Adjunto  Gadyel Gonçalves. 

Na pauta,  os parlamentares  solicitaram do gestor da pasta, a recuperação da estrada que liga a sede do município aos balneários, ponto turístico do município, que está necessitando de reparos.

Estiveram presente os vereadores: Presidente da Câmara Cilene Maciel, Claudio Camilo, Messias Cassimiro, Pedro Alberto, Gonçalim,  Clerton Paiva, Artenio Tidi e Nêutron Filho. 

Na ocasião, o prefeito de Cariré Antônio Martins participou do início da reunião 


GOVERNO DO CEARÁ VAI CONSTRUIR USINA NA PRAIA DO FUTURO EM FORTALEZA PARA TRATAR ÁGUA DO MAR EM ÁGUA POTÁVEL PARA CONSUMO HUMANO

Na próxima sexta-feira (25), será realizada uma audiência pública para discutir os impactos ambientais da construção.



Uma usina que permite transformar a água do mar em água potável para consumo humano será construída na Praia do Futuro, em Fortaleza, até 2026. A dessalinização vai abastecer 720il pessoas na capital cearense.

Inicialmente, o equipamento terá capacidade de produzir 1m³ de água por segundo, mas o volume pode ser dobrado de acordo com a necessidade.

Neste mês, o Governador do Ceará Elmano de Freitas definiu a área em que a usina será erguida. O terreno, no valor de R$ 12 milhões, foi comprado pela companhia de Água e Esgoto do Ceará "CAGECE".

Após vencer a licitação, o Consórcio Água de Fortaleza realizará a obra, que será acompanhada pela a Cagece em parceria com a gestão estadual.

"Foi elaborado um projeto executivo e solicitado um licenciamento ambiental para captar a água do mar, transformar em água potável, distribuir nós reservatórios da Cagece e abastecer a população " explica Neuri Freitas, Presidente da Companhia

"A licitação foi na modalidade Parceria Público e Privada (PPP). Ao contratar uma empresa, é necessário apresentar uma série de outros estudos, que já foram apresentados à Superintendência Estadual do Meio Ambiente (semace)". Classifica.