"O GRANDE DESAFIO SERÁ NA PRÓXIMA SEMANA", DIZ CAMILO SOBRE COMBATE AO CORONAVÍRUS

Em transmissão pelas redes sociais na noite deste sábado, o governador do Estado Camilo Santana (PT) afirmou que o grande desafio do Ceará no combate ao coronavírus “será na próxima semana, quando os estudos mostram que haverá crescimento exponencial, rápido”.

Por: Alex Albuquerque 


Camilo anunciou que, neste momento, todas as equipes do Governo trabalham para evitar que faltem insumos médicos nos hospitais preparados para receber pacientes infectados pelo vírus. Hoje, o Estado registra 84 casos confirmados de Covid-19.

“O objetivo é garantir que não haja desabastecimento nas unidades de saúde”, disse o petista. “Hoje houve uma maratona de profissionais do Governo planejando. Essa crise pode durar vários meses, então estamos nos antecipando para não faltarem insumos.”

A partir deste domingo, o Hospital Leonardo da Vinci, adquirido pelo Governo, passa a atender exclusivamente pessoas que foram diagnosticadas com a enfermidade. São 230 leitos de UTIs à disposição.

O chefe do Executivo informou que, logo pela manhã e durante a tarde, os grupos que vão trabalhar no equipamento passarão por treinamento. O atendimento será feito a partir da noite. Atualmente, esse serviço está disponível no Hospital São José e nas UPAs.

O foco, continua o gestor, “é garantir que nosso sistema público tenha a retaguarda necessária para que, no pico da contaminação, a gente possa atender e salvar vidas, por isso estamos comprando equipamentos pra dar retaguarda”.

Camilo voltou a reforçar a importância do isolamento social como medida de contenção da doença. Também disse que em breve apresentará um novo pacote de medidas, desta vez voltado para salvaguardar as populações mais vulneráveis do Estado.

O governador acrescentou: “Não sabemos quão longo será esse período. Todos vão sofrer, todos vão perder, mas é necessário proteger os mais pobres do Ceará”.


PUBLICIDADE: 


SOBE PARA 84 NÚMERO DE CASOS CONFIRMADOS DE CORONAVÍRUS NO CEARÁ

Já são cinco municípios com pessoas acometidas pela doença

Por: Alex Albuquerque


O número de casos confirmados com o novo coronavírus no Ceará subiu para 84. A informação foi divulgada neste sábado (21) pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). No boletim anterior, desta sexta-feira, eram 68 casos contabilizados. 

Até o momento, pelo menos cinco municípios têm casos comprovados da Covid-19. Fortaleza concentra a grande maioria de pacientes, com 76 pessoas infectadas. Também há a presença do novo coronavírus em Aquiraz (4), Sobral (1), Fortim (1), Juazeiro do Norte (1), além de um residente em São Paulo identificado com a doença no Ceará. 

Dentre os infectados pela doença, há autoridades como o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, assim como a vice-governadora do Ceará, Izolda Cela. Ambos estão em isolamento domiciliar e sendo acompanhados por especialistas. 

Brasil

Conforme atualização do Ministério da Saúde neste sábado, o Brasil está com 1.128 confirmações de coronavírus e 18 mortes. Do total de óbitos, 15 estão em São Paulo e os outros três no Rio de Janeiro.

PUBLICIDADE: 

Dep. Sérgio Aguiar



COMUNICADO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE GROAÍRAS, ATRAVÉS DA SECRETARIA DA SAÚDE

A Prefeitura Municipal de Groaíras, por meio da Secretaria da Saúde, informa a população groairense que em virtude do estado de emergência em saúde pública, conforme o Decreto Nº 008/2020, e considerando que o ambiente hospitalar possui alta probabilidade de propagação à infecção pelo novo coronavírus será adotada nova rotina de atendimento nesta unidade.


Dessa forma, ficam temporariamente suspensas:

• Visitas aos pacientes internados. O acesso a estes será restrito aos acompanhantes;
• Realização de pequenas cirurgias;
• Consultas de rotina (renovação de receitas, solicitação e apresentação de exames, etc). Serão atendidas apenas urgências e emergências.
• Transporte intermunicipal de pacientes para tratamentos eletivos. O transporte será restrito a urgência e emergências, e tratamentos inadiáveis (CA, hemodiálise, etc).

Agradecemos a compreensão e aguardamos a colaboração de todos.

#PrefeituradeGroaíras #GroaírasContraCoronavírus #FiqueEmCasa


PUBLICIDADE: 

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ 

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ


EMBAIXADOR DA CHINA DÁ RESPOSTA POSITIVA AO CONSÓRCIO NORDESTE:"VAMOS ESFORÇAR POR ISSO"

Após o Consórcio Nordeste enviar uma carta assinada pelo governador Rui Costa com um pedido de ajuda da China na última sexta-feira (20). O embaixador do país asiático no Brasil, Yang Wanming, deu uma resposta através do Twitter neste sábado (21). A réplica foi positiva.  Confira aqui a Carta dos Governadores 

Por: Alex Albuquerque 

EM CARTA, GOVERNADORES DO NORDESTE PEDEM AJUDA Á CHINA PARA COMBATER CORONAVÍRUS

Em meio à crise diplomática vivida entre Brasil e China por conta dos posts do filho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL), no Twitter (leia mais aqui), os governadores do Nordeste enviaram nesta sexta-feira (20) uma carta à embaixada chinesa no país pedindo ajuda no combate ao coronavírus.

Por: Alex Albuquerque 

Em carta, governadores do Nordeste pedem ajuda à China para combater coronavírus

A carta foi assinada pelo governador Rui Costa (PT) e foi endereçada ao embaixador chinês no Brasil, Yang Wanming.

O Consórcio Nordeste pediu ajuda com envio de materiais médicos, de insumos e de equipamentos que possam "nos ajudar a combater o flagelo que estamos enfrentando". Rui destaca, no documento, a necessidade de leitos de UTI e de respiradores, "pois as projeções de enfermos indicam que haverá um déficit deste equipamento do momento do pico da epidemia”.

"Colocamo-nos à disposição de vocês para quaisquer esclarecimentos que sejam necessários e queremos, desde já, reafirmar nossa admiração pela forma como o povo chinês enfrentou a epidemia e pela imensa amizade que une os nossos povos".

PUBLICIDADE:

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ

'Contraiu vírus mental', diz Embaixada da China sobre declaração de Eduardo Bolsonaro

A Embaixada da China no Brasil rebateu na noite da última quarta-feira (18) a declaração do deputado Eduardo Bolsonaro, que acusou o país asiático de ter omitido informações sobre a pandemia do novo coronavírus.

Por: Alex Albuquerque 

'Contraiu vírus mental', diz Embaixada da China sobre declaração de Eduardo Bolsonaro

"As suas palavras são extremamente irresponsáveis e nos soam familiares. Não deixam de ser uma imitação dos seus queridos amigos. Ao voltar de Miami, contraiu, infelizmente, vírus mental, que está infectando a amizades entre os nossos povos", escreveu o perfil da embaixada no Twitter.

Não parou por aí. Logo depois, a entidade disse que Eduardo Bolsonaro é uma "pessoa sem visão internacional nem senso comum". O perfil citou ainda o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Também através do Twitter, o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, endossou as críticas ao parlamentar.

"A parte chinesa repudia veementemente as suas palavras, e exige que as retire imediatamente e peça uma desculpa ao povo chinês. Vou protestar e manifestar a nossa indignação junto ao Itamaraty", declarou.

Na última quarta, Eduardo Bolsonaro fez uma comparação com o vazamento da usina nuclear soviética de Chernobyl na década de 1980 e acusou os chineses.


"Quem assistiu Chernobyl vai entender o que ocorreu. Substitua a usina nuclear pelo coronavírus e a ditadura soviética pela chinesa. Mais uma vez uma ditadura preferiu esconder algo grave a expor tendo desgaste, mas que salvaria inúmeras vidas", indicou.

PUBLICIDADE:

PREFEITURA DE SOBRAL 

SANEAMENTO É MAIS SAÚDE

ALGUÉM CONSEGUE NEGAR UM PEDIDO DESSE?

Vivemos um momento em que, mais do que nunca, é preciso valorizar e apoiar o trabalho dos profissionais da saúde.


A galera da nossa UPA 24h se juntou para nos fazer um apelo. Vamos contribuir! Seja consciente e fique em casa 🏠

VELÓRIOS DE MOTOS PELO CORONAVÍRUS SÃO PROIBIDOS NO CEARÁ: "SEPULTAMENTO IMEDIATO"

O enterro deve acontecer “tão logo seja liberado o corpo”, segundo decisão da Justiça.

Por: Alex Albuquerque

 Resultado de imagem para velorio de quem morre do coronavírus
Foto de pacientes da China 

Eventuais mortos pelo coronavírus no Ceará devem ser sepultados imediatamente, conforme decisão do plantão do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. O enterro deve acontecer “tão logo seja liberado o corpo, sendo terminantemente proibida a realização de velórios, bem como a realização de serviços de somato conservação e outras técnicas”.  

A decisão em tutela de urgência foi assinada nesta sexta-feira, 20, pela juíza Sonia Meire de Abreu Tranca Calixto. O mandado de citação foi direcionado à Procuradoria Geral do Estado e a matéria distribuída a uma das varas da Fazenda Pública da Comarca da Capital em trâmite prioritário, pela excepcionalidade do caso de calamidade pública.

A tutela de urgência requerida para restrições na prestação do serviço funerário foi deferida em parte, a pedido do Sindicato das Empresas Funerárias do Estado (Sefec).

Mortos por demais causas devem ser velados por, no máximo, uma hora. “Cerimônias funerárias aos familiares (velórios) são limitadas a número não superior a 10 pessoas, por qualquer causa morte, devendo serem realizadas exclusivamente no período diurno”.

Óbitos ocorridos em unidades hospitalares após o fechamento dos cemitérios devem ser direcionados ao Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) ou Perícia Forense do Estado (Pefoce, antigo Instituto Médico Legal). Neste período, o corpo deve ser acondicionado em local e equipamento apropriado, “devendo a remoção ser garantida nas primeiras horas do dia imediatamente após o óbito, em caráter liminar ou de outro grau de prioridade, se a urgência do caso exigir”.

Confira trecho da decisão judicial:

“Cabe ao Estado tutelar o direito à saúde pública e a vigilância sanitária, inclusive, intervindo na prestação do serviço funerário em situação de calamidade pública. O serviço funerário tem caráter público peculiar, buscando a equidade e regularidade na sua prestação. Desse modo, não pode ser interrompida ainda que o mundo vivencie momento de pânico em razão das pandemia, mas precisam ser estabelecidas algumas medidas para os procedimentos realizados nos velórios, visando mitigar os efeitos danosos da doença.

Cumpre observar também, o perigo de dano que representa a pandemia do coronavírus, com potencial lesivo de relevo, acentuado poder de transmissão e letalidade, especialmente, nos contatos físicos como apertos de mãos, abraços e beijos, frequentes em velórios.

Não há perder de vista que, na situação em que uma família perde seu ente querido, precisa do apoio dos amigos, mas nesse instante os cuidados e recomendações feitas pelas autoridades de saúde devem prevalecer. Por isso, considerando a existência de elementos que evidenciem a probabilidade do direito a ser provisoriamente acautelado, face a constatação da verossimilhança fática da narrativa da parte autora, na busca da provável verdade, assim como, caracterizado o perigo de dano, entendo prudente a concessão de liminar pelo mesmo tempo de vigência que o Decreto do Governador do Estado do Ceará determinar.”

Fonte: TJ/CE


PUBLICIDADE:

DENUNCIE! 

PREFEITURA DE SOBRAL

FORTALEZA: PREFEITO ROBERTO CLÁDIO TESTA POSITIVO PARA CORONAVÍRUS

O gestor não apresenta sintomas e já está em isolamento domiciliar.

Por: Alex Albuquerque 

Roberto Cláudio afirmou que manterá a rotina de trabalho nos próximos dias — Foto: José Leomar/SVM

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), testou positivo para o novo coronavírus. A informação foi confirmada na noite desta sexta-feira (20) pela assessoria da Prefeitura de Fortaleza. Até o início da noite desta sexta, o Ceará tinha 68 casos confirmados de coronavírus, sendo 63 em Fortaleza.

O chefe do executivo municipal não apresenta sintomas da Covid-19, mas fez os testes por orientação de especialistas, já que manteve contato direto com pessoas já detectadas com a doença.

Antes mesmo de receber o resultado dos exames, Roberto Cláudio decidiu manter isolamento domiciliar, trabalhando nesta sexta-feira da própria casa.

Roberto Cláudio vai prestar mais esclarecimentos às 9h30 deste sábado (21), em live por meio do seu perfil no Facebook. Ele explicará como vai manter a rotina de trabalho nos próximos dias, durante as operações de contenção do novo coronavírus em Fortaleza. 

Nesta quinta-feira (19), o irmão de Roberto Cláudio, o senador Prisco Bezerra (PDT) também informou que contraiu o novo coronavírus. Ele apresentou sintomas similares a um quadro gripal e também se manteve em quarentena antes mesmo do resultado dos testes.

Idoso em estado grave

Um idoso diagnosticado com coronavírus está com um quadro grave, em Fortaleza. A informação foi confirmada pela secretário de Saúde do estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto. O paciente tem mais de 60 anos, está entubado e internado em um hospital particular da capital cearense.

Manifestações de apoio

Moradores dos bairros Aldeota, Dionísio Torres e Meireles, em Fortaleza, aplaudiram os profissionais de saúde que atuam no combate à pandemia do novo coronavírus. As manifestações de apoio aconteceram na noite desta sexta-feira (20), a partir das 20h. Os moradores combinaram a ação pelas redes sociais.

Os aplausos foram registrados do alto das varandas dos apartamentos, de onde foram ouvidas frases do tipo "viva os médicos" e "obrigado" direcionadas aos colaboradores da saúde.

Transmissão comunitária

O Ceará já registra caso de transmissão comunitária do novo coronavírus, de acordo informação do secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins, divulgada na tarde desta sexta-feira (20), durante uma transmissão ao vivo na internet.

A transmissão comunitária significa que a população cearense já transmitiu a doença dentro do próprio estado, e não de pessoas que contraíram a doença em outro estado ou país e em seguida estiveram no Ceará.

PUBLICIDADE: 


SAIU O EDITAL DO CONCURSO PUBLICO


COM CHUVAS ACIMA DA MÉDIA, CEARÁ TEM 27 AÇUDES SANGRANDO

O prognóstico da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) aponta 40% de chuvas acima da média entre março e maio


Por: Alex Albuquerque 

Resultado de imagem para açudes sangrando no ceará 2020
Acaraú Mirim, em Massapê, sangrou e está com volume de 103,83 % 
Em 20 dias, choveu o esperado para todo o mês de março no Ceará. O resultado está em 27 açudes sangrando e 33 reservatórios acima de 90% da capacidade, segundo dados do Portal Hidrológico da Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará, atualizados até a manhã deste sábado (21). O número de açudes com menos de 30% da capacidade diminui para 70.

Até agora, o Ceará registrou o acumulado de 206.3 milímetros de chuva em março, o que representa 1,4% superior ao volume esperado para o mês, que é de 203.4 mm. Cenário semelhante só foi registrado em três dos últimos dez anos (2020, 2019 e 2017).

Confira os reservatórios com capacidade acima de 100%:

* Gomes
* Valério
* Caldeirões
* Trici (119.31%)
* Colina
* Barragem do Batalhão (113.07%)
* Jatobá II
* Tijuquinha
* Acarape do Meio
* Germinal  
* Itapebussu (117.73%)
* Cauhipe
* Itapajé
* Gameleira
* Quandú
* S. Pedro Timbaúba
* Sobral
* Acaraú Mirim
* São Vicente
* Diamantino II
* Jenipapo
* Tucunduba
* Várzea da Volta
* Trapiá III
* Angicos
* Gangorra
* Itaúna

O prognóstico da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) aponta 40% de chuvas acima da média entre março e maio.

Este é o terceiro mês consecutivo em que as chuvas no Ceará ultrapassam a média histórica. Em janeiro, a pluviometria ficou 43,9% acima do esperado, que é de 98.7 milímetros para o período. Já em fevereiro, choveu o acumulado de 192.1 mm, o que representa 61,9% acima da média para aquele mês (118.6mm).

Para este fim de semana, a previsão é de céu variando entre parcialmente nublado e claro e chuvas isoladas no Ceará. Segundo a Funceme, somente o oeste/noroeste do estado apresenta cenário mais favorável.

Até o domingo (22), as macrorregiões do Cariri, Ibiapaba e Litoral Norte devem apresentar tendência de registros de chuva em mais de 50% da área dos seus territórios, conforme a Funceme.


PUBLICIDADE:


TESTE NEGATIVO: GOVERNADOR DO CEARÁ, CAMILO SANTANA ANUNCIA QUE NÃO ESTÁ COM CORONAVÍRUS

TODOS CONTRA O MOSQUITO 

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ

Camilo esteve em contato, na última semana, com outros políticos que testaram positivo, incluindo o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio


Por: Alex Albuquerque 



O governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, informou na manhã deste sábado (21) que testou negativo para o novo coronavírus. O anúncio foi feito nas redes sociais do chefe do Executivo estadual, ao garantir que o Hospital Leonardo da Vinci começa a funcionar neste fim de semana para receber pacientes com coronavírus. O Ceará tem 68 casos confirmados da covid-19, segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde (Sesa).

"Aproveito para desejar rápida recuperação ao prefeito Roberto Cláudio, cujo resultado para coronavírus deu positivo, e aos demais cearenses infectados. Informo que, em função do contato que tive com alguns deles, realizei o teste essa semana e deu negativo. Apelo aos cearenses que evitem sair de casa neste momento de alta propagação do vírus", explicou Camilo.

Na noite desta sexta, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, anunciou teste positivo para a doença. Um dia antes, o irmão do político, o senador Prisco Bezerra, também havia testado positivo.

Anteriormente, a lista de autoridades cearenses infectadas incluía a vice-governadora Izolda Cela; o líder do Governo Camilo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Júlio César Filho; o ex-prefeito de Sobral e marido de Izolda, Veveu Arruda;  o ex-deputado estadual e pré-candidato pelo PSDB à Prefeitura de Fortaleza, Carlos Matos; e o deputado Raimundo Gomes de Matos.

PUBLICIDADE:

PREFEITURA DE SOBRAL 

PREFEITURA DE SOBRAL

HOSPITAL REGIONAL NORTE MUDA HORÁRIO DE VISITA PARA REDUZIR FLUXO DE PESSOAS

O Hospital Regional Norte (HRN), do Governo do Estado, administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), informa mudanças nos horários de visitas e troca de acompanhantes no intuito de reduzir o fluxo de pessoas em suas dependências. As mudanças por tempo indeterminado ocorrem como medidas para reforçar o combate ao Coronavírus. As alterações no fluxo de visitas e trocas de acompanhantes começaram a valer esta semana.


As visitas no turno da noite estão suspensas. As trocas de acompanhantes ocorrem até uma vez pela manhã e uma vez à noite.

Pacientes que possuem direito a acompanhante não poderão receber visitas, com exceção de alguns setores.

Não será permitida visita de pessoas com sintomas gripais e/ou febre. Também desaconselhamos entre os visitantes pessoas do grupo de risco, em especial idosos.


PUBLICIDADE:

Coronavírus: já arrecadados R$ 4,5 milhões para a compra de ventiladores mecânicos

Fiec assume a coordenação da campanha, que tem a participação do secretário de Saúde do Ceará, Dr. Cabeto. Os ventiladores mecânicos serão doados aos hospitais públicos que atendem os infectados pelo Covid-19.


Por: Alex Albuquerque 


Resultado de imagem para fiec ce


Passou para a coordenação da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) – com a direta participação do secretário de Saúde do Estado, Dr. Cabeto - a campanha de arrecadação de dinheiro que empresários cearenses estão fazendo para a compra de ventiladores mecânicos que serão doados às Unidades de Terapia Intensiva (UTI) dos hospitais da rede estadual de saúde que atendem pessoas infeccionados pelo coronavírus.
Até o meio-dia desta sexta-feira, já haviam sido arrecadados R$ 4,5 milhões doados por mais de 30 empresas e, também, por pessoas físicas, segundo informou a esta coluna o presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante.
“Teremos muito mais”, apostou ele em mensagem enviada à coluna.
Do grupo engajado na campanha  faz parte a Construtora C. Rolim Engenharia.
Os recursos doados estão sendo depositados em uma conta bancária especial, aberta pela Fiec.
De acordo com Ricardo Cavalcante, tudo o que for arrecadado será destinado à compra de ventiladores mecânicos  - um equipamento essencial nas UITs – e de outros materiais que venham a falta nos hospitais públicos que atendem os infectados pelo Covid-19.
Do grupo que coordena a campanha, fazem parte o presidente da Fiec, o secretário estadual de Saúde, um procurador do Estado do Ceará e os presidentes da Fecomércio e da CDL Fortaleza.
A campanha cerense replica uma semelhante desenvolvida por grandes empresários de Pernambuco que, em cinco dias da semana passada, arrecadou R$ 6,5 milhões e comprou 120 respiradores mecânicos que estão sendo distribuídos aos hospitais da rede pública estadual pernambucana que tratam de pessoas infectadas pelo coronavírus.

PUBLICIDADE:

O seu estabelecimento está fazendo entrega delivery e não está na nossa lista? Manda o seu contato que a gente atualiza! 😉



ATUALIZAÇÃO: CEARÁ TEM 68 CASOS CONFIRMADO DE CORONAVÍRUS DIZ SECRETARIA DA SAÚDE(SESA)

Informação foi divulgada na noite desta sexta-feira (20), ás 18: 55, horas. 


Por: Alex Albuquerque

FORTALEZA, CE, Brasil. 16.03.2020: Coletiva sobre o coronavírus no Palácio da Abolição com o governador Camilo Santana, Roberto Cláudio.O Ceará tem 68 casos confirmados de coronavírus, de acordo com boletim divulgado nesta noite de sexta-feira(2)),  pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Do total de casos confirmados, 63 são só em Fortaleza.


"Isso faz mudar as estratégias. Pessoas que têm formas leves da doença, se não estiverem no grupo de maior risco, não precisam procurar as unidades de saúde. É mais importante, do ponto de vista epidemiológico, mapear os casos graves para nos anteciparmos e eles terem melhor evolução", aponta o gestor da pasta em seu primeiro pronunciamento ao vivo realizado no perfil das redes sociais da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa),

SECRETÁRIO DA SAÚDE CONFIRMA TRANSMISSÃO COMUNITÁRIA DO CORONAVÍRUS NO CEARÁ. 



PUBLICIDADE:

PREFEITURA DE SOBRAL 

PREFEITURA DE SOBRAL

SECRETÁRIO DA SAÚDE CONFIRMA TRANSMISSÃO COMUNITÁRIA DO CORONAVÍRUS NO CEARÁ: SÃO 55 CASOS CONFIRMADOS

O Secretário de Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, informou nesta sexta-feira(20), através de uma live, que o número de casos confirmados do novo Coronavírus (COVID-19) no estado subiu de 24 para 55.

Por: Alex Albuquerque


O secretário da Saúde do Ceará, Dr Cabeto, afirmou que já há transmissão comunitária do coronavírus no Ceará. A informação foi divulgada em um live no Facebook. Nesta sexta-feira, 20, a contagem já soma 55 casos confirmados da doença. O total é mais que o dobro do número anunciado na quinta-feira, 19, que era de 24.
As medidas que estão sendo executadas no Estado, segundo ele, já são resultado da constatação da condição epidemiológica. “A gente está na fase de transmissão comunitária. Então o número de casos vai aumentar. O que a gente precisa é baixar a curva, reduzir o número de contágios por dia”, justifica.
Ainda de acordo com o secretário, os profissionais da saúde, que estão na linha de frente dos atendimentos, têm recebido os devidos insumos para proteção. Segundo Dr Cabeto, o governador Camilo Santana tem mantido contato com governos internacionais, inclusive a China, para colaborar com a importação desses insumos. “E eu tenho certeza de que os hospitais privados estão se organizando, eles que estão agora com maior atendimento. E os hospitais públicos também já contam com estoques de EPIs adequados e a gente vai expandir isso. As UPAs estão preparadas para isso, por isso já estão fazendo atendimento. E a gente já se reuniu com 183 municípios do interior do Ceará e o Estado está fazendo compras em grande volume para que a gente possa disponibilizar para esses municípios, para que a gente possa ajudar. Aliás, esse é o papel do Estado: fazer política pública com responsabilidade e com transparência”, explica.
A recomendação inicial é que os cearenses permaneçam em isolamento por 10 dias, podendo haver prorrogação do período, conforme divulgou Dr Cabeto. Apesar de entender o momento e não estar subestimando a crise, o secretário afirma que não é necessário a população entrar em pânico. “Precisamos de serenidade e de tranquilidade. E tenha certeza, cearense, que nós estamos aqui preparados para dizer a vocês toda a verdade, com toda a transparência, todos os resultados, todos os momentos e todas as estratégias”, completa Dr. Cabeto.
No Ceará, até a noite desta quinta-feira, 19, foram registrados 24 casos da doença. Quatro a mais do que no dia anterior. Outros 766 ainda são considerados suspeitos. Os casos descartados somam 118, o que representa 13% de todos os notificados. 
Também na quinta-feira, o governador Camilo Santana (PT) anunciou decreto para que estabelecimentos comerciais que não fossem de necessidade direta da população, fechassem. Confira Aqui o link https://www.facebook.com/SaudeCeara/videos/138739637578678/
PUBLICIDADE: