GOVERNADOR CAMILO SANTANA (PT), ESTEVE NESTA QUINTA-FEIRA NO PROGRAMA DEBATES GRANDES NOMES, DA RÁDIO O POVO/CBN

O governador Camilo Santana (PT), que esteve nesta quinta-feira no programa Debates Grandes Nomes, da Rádio O POVO/CBN. 
Por: Alex Albuquerque
Ele falou sobre reajuste salarial dos servidores, abordou concurso público, convocação de aprovados como é o caso do pessoal da Secult, a partir do dia 5 de novembro.
Em breve, disse o governador, virá mais contratação de pessoal na área da Segurança Pública, além da implantação do RAIO em cidade com população acima de 30 mil habitantes.
Camilo também informou que fará uma viagem ao Exterior, neste mês ainda, em busca de investimentos. No roteiro, entra Cingapura.
PUBLICIDADE:

EDUCAÇÃO: PREFEITURA DE SOBRAL OFERECE MAIS DE 50 MIL REFEIÇÕES NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DIARIAMENTE

Por: Alex Albuquerque


A Prefeitura e Sobral oferece, diariamente, 50.457 refeições para os estudantes de rede pública municipal de ensino. Nas escolas de tempo integral os estudantes fazem três refeições, sendo dois lanches, às 9h e às 15h, e almoço ao meio dia. O cardápio do almoço tem galinha caipira com legumes, carne bovina picada acebolada, creme de frango, baião de dois com farofa de charque e banana, frango em cubos refogado com cebola, pernil suíno acebolado, arroz com cenoura, macarrão com sardinha, feijão, farofa de cuscuz e salada.

Além disso, o é oferecido o café da manhã para 2.706 estudantes de 16 unidades escolares da sede e distritos de Sobral. O cardápio conta com vitaminas de mamão e de banana com rosquinhas de leite, salada de frutas, leite com achocolatado e biscoito salgado, sucos de manga e de goiaba com biscoito salgado e frutas da estação.

Os cardápios são elaborados por nutricionistas para atender às necessidades nutricionais dos estudantes. As profissionais realizam visitas às escolas nas quais orientam e supervisionam as atividades de higienização de ambientes, equipamentos e utensílios usados no preparo dos alimentos, orientam as manipuladoras de alimentos, estoquistas e diretores, quanto à logística e boas práticas no serviço de manipulação de alimentos e verificam a aceitação dos estudantes às preparações ofertadas.

Dá o play no vídeo e vem saber mais!


SEGURANÇA: GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ

Referência no Brasil, Ceará chega ao 17° mês seguido de queda nos crimes violentos.


JUSTIÇA FEDERAL DO CEARÁ MANDA SUSPENDER FISCALIZAÇÃO E MULTAS POR VIDEOMONITORAMENTO EM TODO O PAÍS

O Ministério Público Federal (MPF) obteve decisão judicial que suspende, em todo o país, a aplicação de multas de trânsito com a utilização de equipamentos de videomonitoramento. 
Por: Alex Albuquerque 
Ao julgar ação movida pelo MPF no Ceará, a Justiça Federal considerou que o uso de câmeras capazes de registrar imagens do interior de veículos viola o direito à intimidade e à privacidade assegurado pela Constituição Federal. A decisão atinge “supostas infrações cometidas dentro dos veículos”, como ressalta a sentença. As informações são da assessoria de imprensa do MPF do Estado.
Em 2017, o MPF ingressou com ação na Justiça quando a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania de Fortaleza (AMC) passou a utilizar câmeras de alta definição para fiscalizar o trânsito. Os equipamentos permitem filmagens com até 400 metros de distância e possuem zoom de até 20 vezes. “O artigo 5º da Constituição considera invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurando inclusive direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de violações a essas garantias”, destaca o procurador da República Oscar Costa Filho.
Na sentença da ação movida contra a AMC e a União, o juiz da 1ª Vara Federal, Luís Praxedes Vieira da Silva, determina que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) edite, em até 60 dias, resolução sobre o videomonitoramento com base na decisão judicial. O novo regramento terá validade para as regras de trânsito das três esferas de governo – federal, estadual e municipal.
Pela decisão, também não poderão ser apuradas por videomonitoramento as infrações que tenham sistema próprio de apuração, como avanço de sinal, excesso de velocidade ou de carga, por exemplo. Ficam suspensas ainda as aplicações de multas por infrações pela não utilização do farol baixo durante o dia, previsto na Lei 13.290/2016. Neste caso, a medida atinge infrações aferidas por videomonitoramento nas zonas urbanas, mesmo em trechos de rodovias federais ou estaduais. Há exceção para túneis, mesmo os iluminados.
As medidas determinadas pela Justiça Federal valem a partir da data de expedição da sentença, 5 de setembro de 2019. O direito de ressarcimento de multas aplicadas anteriormente depende de confirmação da sentença pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5).
Ao julgar a ação movida pelo Ministério Publico Federal, o juiz destacou que há multas que podem ser aplicadas por videomonitoramento, desde que os trechos atingidos estejam devidamente sinalizados, avisando que naquele espaço há videomonitoramento. É o caso, por exemplo, de multas por estacionamento proibido, estacionamento em faixa de pedestre, estacionamento em fila dupla, trafegar na contra-mão de direção e fazer conversão proibida. Quanto às motocicletas, o não uso do capacete, não uso do visor, uso de chinelo de dedo, entre outras.
Todas as infrações por videomonitoramento não ressalvadas na decisão só poderão ser aplicadas com a descrição completa e detalhada da infração, para que o infrator saiba efetivamente o que infringiu, quando e onde, para que possa se defender, se assim desejar, sob pena de nulidade.

PUBLICIDADE:
SOBRAL SHOPPING 

Coordenadoria Municipal de Trânsito atua diariamente na revitalização e aprimoramento da sinalização viária de Sobral

Por: Alex Albuquerque


Buscando a constante melhoria na segurança viária e fluxo de veículos no município, a Coordenadoria Municipal de Trânsito, por meio da Gerência de Sinalização, atua diariamente na revitalização e aprimoramento da sinalização viária de Sobral. As equipes de sinalização trabalham em turnos diferenciados, inclusive noturno, a fim de que a interferência no tráfego diário seja mínima.

De acordo com o gerente de Sinalização, Francinet Rocha, o serviço de manutenção permanente inclui não apenas a renovação de pinturas e placas, mas também estudos da CMT para melhorias. “Sobral é uma cidade em constante desenvolvimento. Então é necessário que tenhamos vistorias permanentes a fim de garantir a segurança viária de motoristas e pedestres”, esclareceu o gerente.

Ele explica ainda a importância da manutenção desse serviço: “A sinalização viária é o meio de comunicação utilizado entre a via e seus usuários e, como toda comunicação, deve ser clara e de simples compreensão. Uma sinalização de trânsito funcional junto com um condutor consciente de seus deveres contribui para a melhoria no tempo de deslocamento e, principalmente, para a redução de acidentes”.

A CMT vem utilizando, desde de dezembro de 2018, o equipamento de demarcação viária ITH -2/100. “Além de otimizar o serviço de sinalização, também propicia maior celeridade e qualidade. O equipamento é extremamente vantajoso para a execução do serviço, pois a demarcação é feita cinco vezes mais rápida e com mais qualidade, além de garantir uma maior durabilidade da pintura, pois a tinta é aplicada sob pressão. É mais seguro e cômodo para o operador”, ressaltou Francinet Rocha.

EM LIVE, BOLSONARO PEDE "PACIÊNCIA" COM INDICAÇÃO À PGR APÓS CRÍTICAS

Augusto Aras foi escolhido por ser 'sensível' em questões como meio ambiente e comportamento; 'não basta apenas alguém que combata a corrupção', diz presidente

Por: Alex Albuquerque


O presidente Jair Bolsonaro usou sua transmissão semanal ao vivo pelo Facebook para pedir "paciência" a apoiadores com a indicação de Augusto Aras para a Procuradoria-Geral da União (PGR), e justificou que "não basta apenas alguém que combata a corrupção" para a escolha do substito de Raquel Dodge. Ele disse que Aras foi incado por ser "sensível a outras questões" como temas ambientais, econômicas e de comportamento alinhados à interpretação do governo.

"Alguns do Minitério Público não podem ver uma vara de bambu sendo cortada que já processa todo mundo. Como ficaria a questão ambiental? Como ficaria alguém que tivesse visão muito radical na questão ambiental? Como ficaria o homem do campo?", argumentou o presidente. "Não queremos um procurador-geral da República que possa fazer tudo, mas também não queremos aquele que não pode fazer nada."

Bolsonaro também disse que a PGR pode servir como contraponto a votos de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), como no caso da aprovação da criminalização da homofobia em junho deste ano. Ele defendeu que Aras "tem posição serena nas questões que impactam", destacando a área ambiental, avaliada como "importantíssima".

A escolha de Aras, que quebra uma tradição de 16 anos ao optar por um nome de fora da lista tríplice eleita por membros do Ministério Público Federal, desagradou seguidores bolsonaristas na internet. Parte da base de apoiadores do presidente vê no subprocurador proximidade com a esquerda, leniência com a corrupção e distância da Lava Jato. O tema chegou a ser o assunto mais comentado no Twitter entre brasileiros, e alguns apoiadores chegaram a falar em "suicídio político" e fim da "última esperança" na política.

"Atire a primeira pedra quem nunca teve um pecado. Eu tive que escolher alguém", disse Bolsonaro durante a transmissão.

O presidente também voltou a demonstrar desconforto com as críticas de apoiadores em redes sociais contra a indicação de Augusto Aras para assumir o comando da Procuradoria-Geral da República e pediu um voto de confiança. "Eu devo lealdade ao povo, mas não é essa lealdade cega ao povo", disse.

'Se não acreditar, eu caio mais cedo e o PT volta', diz Bolsonaro

Mais cedo, o presidente parou para conversar com apoiadores em uma grade em frente ao Palácio da Alvorada, em que também comentou a escolha de Aras. Ele reclamou das críticas. "Eu to recebendo muita crítica de gente que votou em mim. Se não acreditam em mim e continuarem fazendo esses trabalhos de não acreditar, eu caio mais cedo e mais cedo o PT volta", disse o presidente.

Segundo Bolsonaro, a escolha de Aras se justifica pois "o universo era pequeno". Ainda de acordo com o presidente, Aras era a melhor escolha, pois as opções que propunham combate mais acirrado à corrupção não concordavam em outras questões. "Um radical (no combate à corrupção) que é favorável à ideologia de gênero, fim da família, essas patifarias todas que estão aí. Isso eu não vou fazer."

Associação de Procuradores protesta contra escolha do PGR fora da lista tríplice



A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) publicou uma nota em protesto contra a escolha do subprocurador-geral Augusto Aras para o cargo de procurador-geral da República. Com a decisão, o presidente Bolsonaro ignorou a lista tríplice elaborada pela associação e humilhou o Ministério Público Federal.
Por: Alex Albuquerque
A ANPR está convocando protestos para o dia 9 de setembro, além de conclamar os membros do MPF a rejeitarem cargos e funções de livre escolha do PGR, caso o indicado para chefiar o MPF não pertença à lista.
Leia a nota da AMPR a seguir:
Nota pública: Desrespeito à lista tríplice é o maior retrocesso democrático e institucional do MPF em 20 anos
A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) recebeu com absoluta contrariedade a indicação do subprocurador-geral da República Antonio Augusto Brandão de Aras para o cargo de procurador-geral da República (PGR), ação que interrompe um costume constitucional de quase duas décadas, de respeito à lista tríplice, seguido pelos outros 29 Ministérios Públicos do país. A escolha significa, para o Ministério Público Federal (MPF), um retrocesso institucional e democrático.
O indicado não foi submetido a debates públicos, não apresentou propostas à vista da sociedade e da própria carreira. Não se sabe o que conversou em diálogos absolutamente reservados, desenvolvidos à margem da opinião pública. Não possui, ademais, qualquer liderança para comandar uma instituição com o peso e a importância do MPF. Sua indicação é, conforme expresso pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, uma escolha pessoal, decorrente de posição de afinidade de pensamento.
O próprio presidente representou o cargo de PGR como uma “dama” no tabuleiro de xadrez, sendo o presidente, o rei. Em outras ocasiões, expressou que o chefe do MPF tinha de ser alguém alinhado a ele. As falas revelam uma compreensão absolutamente equivocada sobre a natureza das instituições em um Estado Democrático de Direito. O MPF é independente, não se trata de ministério ou órgão atrelado ao Poder Executivo. Desempenha papel essencial para o funcionamento republicano do sistema de freios e contrapesos previsto na Constituição Federal.
A escolha anunciada no dia de hoje menospreza, também, o princípio da transparência, na medida em que os candidatos da lista tríplice viajaram o país debatendo, publicamente, com a carreira, a imprensa e a sociedade, os seus projetos, as suas ideias, o que pensam sobre as principais dificuldades e desafios da nossa vida institucional.
A ANPR, diante da absoluta contrariedade da classe com a referida indicação, conclama os colegas de todo o país para o Dia Nacional de Mobilização e Protesto, que ocorrerá na próxima segunda-feira (9). Pede, doravante, que todos os membros do MPF se mantenham em estado permanente de vigilância e atenção na defesa dos princípios da autonomia institucional, da independência funcional e da escolha de suas funções com observância do princípio democrático.
Esses são princípios fundamentais que alicerçam a nossa fundação e que conduziram, com segurança, a instituição ao longo dos anos, em benefício de sua atuação livre e independente e em favor, unicamente, da sociedade brasileira.
A ANPR fará, ainda, uma reunião extraordinária na próxima semana para discutir, com os delegados de todo o país, sobre a convocação do Colégio de Procuradores da República, instância máxima de deliberação da carreira sobre os assuntos de maior relevo institucional
Diretoria da Associação Nacional dos Procuradores da República.
PUBLICIDADE:
CLÍNICAS PLAMOVIR

SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO PROMOVE AÇÕES DE BELEZA NO MÊS DE AGOSTO

Por: Alex Albuquerque 



A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE) promoveu durante o mês de agosto, ações na área da beleza com prestação de serviços de corte e cabelo masculino e feminino. A ação aconteceu na APAE (Comemoração da XXVIII Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla), Vila União (Ação na Praça da Juventude) e no Palmeiras Country Clube (Comemoração do Dia do Soldado).

De acordo com a gerente de Qualificação profissional América Rodrigues, as ações do segmento de beleza têm um impacto positivo tanto para as instituições que promovem os eventos, como para o público atendido, que recebe atendimento especializado no cuidado com a beleza, além de promover a autoestima e bem-estar.


PUBLICIDADE: 


ATIVA SOBRAL

GOVERNO LEVA PROJETO DE REESTRUTURAÇÃO DA SAÚDE À BANCADA DO CEARÁ

O encontro do Executivo e do Legislativo em Brasília deve reunir a maior parte dos parlamentares que representa o Ceará no Congresso Nacional. Dr. Cabeto busca apoio ao projeto que tem sido alvo de questionamentos políticos


Por: Alex Albuquerque

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sentadas, mesa e interiores
Em meio aos esforços para aprovar o projeto de reestruturação da Saúde na Assembleia Legislativa, o secretário estadual da Pasta, Dr. Cabeto, vai a Brasília, e terá reunião, na manhã de hoje, com parlamentares da bancada federal cearense, ao lado do governador Camilo Santana (PT). 
O pleito é desconhecido por parte do coordenador, deputado Domingos Neto (PSD). “Vai ser a primeira reunião para apresentar o projeto. Não conhecemos as demandas”, declarou. A expectativa é que “quase toda a bancada” esteja presente no encontro. 
As negociações com os deputados estaduais, porém, seguem em discussão nos bastidores do Legislativo. Conforme mostrou o Diário do Nordeste na semana passada, parlamentares ainda têm questionamentos em relação à Plataforma de Modernização da Saúde. 

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sentadas, mesa e interiores

Mudanças propostas pelo médico entram em confronto com interesses políticos de deputados, que já articulam emendas à proposta. Duas Mensagens do Governo do Estado sobre o projeto tramitam na Casa. Em busca de apoio, Cabeto esteve na Assembleia na última semana e também já realizou novo encontro com deputados estaduais.
Em entrevista, o secretário reafirmou que a nova política de Saúde tem ao menos três objetivos básicos: acesso, humanização e organização do atendimento. O planejamento, segundo Cabeto, é que a população que usa o sistema público de Saúde possa chegar a uma unidade estadual e ser atendida por meio de um sistema “solidário”. 
“Primeiro ponto (é) entender quem é o foco do sistema de saúde, que é o paciente. O que precisa ser feito? Ter um bom profissional e que se precisa treinar, reunir um bom treinamento e bom ambiente de trabalho”, propõe.
Regionalização 
Para a Secretaria, o princípio básico do projeto é a interiorização da Saúde. De acordo com o chefe da Pasta, a intenção das matérias que tramitam no Legislativo é garantir que a população tenha acesso mais perto da casa. 
A estratégia será dividir o Estado em cinco macrorregiões, estabelecidas em Fortaleza, nas regiões Norte, Sertão Central, Vale do Jaguaribe e Região Sul. “Isso vai fazer, para além de ter sistema mais próximo reduzindo deslocamento, o aumento também do desenvolvimento regional”, diz ele, com o auxílio dos treinamentos, da qualificação e fixação dos profissionais de saúde.
“O que encaminhamos à Assembleia não é simplesmente um processo de legislação sobre as macrorregiões, é uma filosofia política para garantir equidade entre as macrorregiões”, defende.

PUBLICIDADE:

SOBRAL SHOPPING 

SOBRAL SHOPPING

"GOVERNO NÃO PODE PRIVATIZAR UM PARQUE QUE NAO É DELE", DISSE CAMILO SOBRE JERICOACOARA

Por: Alex Albuquerque


A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado

Questionado sobre a privatização do Parque de Jericoacoara, o governador Camilo Santana disse, em Brasília, que vai pedir uma audiência com o Governo Federal para transferir a gestão do parque ao Estado. “Como você privatiza algo que não é seu, apenas saiu na lista de possibilidades de privatização, nem discutimos isso ainda na bancada, mas queremos assumir o compromisso de administrar o parque”, disse.

GOVERNADOR CAMILO SANTANA CUMPRE AGENDA EM BRASÍLIA NESTA QUARTA-FEIRA(4)

Por: Alex Albuquerque


O Governador do Estado do Ceará Camilo Santana, esteve na quarta-feira(04), em Brasília, para participar de reunião  com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto. 

A pauta da reunião é para tratar sobre a urbanização do entorno do Cocó, e sobre o projeto  de saneamento básico para Fortaleza, além das obras hídricas, como o Cinturão das Águas. 

PUBLICIDADE: 


IBAMA DO CEARÁ SERÁ COMANDADA POR UM MILITAR DA RESERVA

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, nomeou o novo superintendente do Ibama no Ceará. 

O ato saiu publicado no Diário Oficial da União nesta quarta-feira.

Por: Alex Albuquerque




Assumirá o cargo Ricardo Célio Chagas Bezerra (57), um militar da reserva, que chegou a disputar vaga de deputado federal no pleito passado.

Possui formação de Oficial de Infantaria pela Academia Militar das Agulhas Negras (1983). Serviu por oito anos na Região Amazônica.

Coronel Bezerra é dono da fazenda Arapari, localizada na rodovia Transamazônica, quilômetro 27, na altura de Altamira. Conforme os registros, a principal atividade econômica da fazenda é “extração de madeira em florestas plantadas”.



Como candidato à Câmara dos Deputados, teve apoio de Bolsonaro.

“Essa fazenda é minha, mas está invadida pelo MST há cerca de 18 anos e tento reintegração de posse desde 200 e não cumpridas pelo estado do Pará. Lá funcionou um projeto de manejo sustentável, mas foi invadida”, explicou  o novo titular do Ibama.

PUBLICIDADE:

Dep. Sérgio Aguiar




INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O SIMULADO DO #SOBRALNO ENEM2019

Por: Alex Albuquerque


É hora de testar os conhecimentos adquiridos nas aulas do #SobralnoEnem. Estão abertas as inscrições para o simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas serão aplicadas em dois domingos, dias 22 e 29 de setembro, na Escola Luís Felipe.

No dia do simulado os estudantes devem usar a camisa do #SobralnoEnem, levar documento original com foto e caneta preta de corpo transparente. Serão oferecidos lanche e transporte para os alunos dos distritos.

Os portões serão abertos às 7h e a aplicação terá início às 7h30 com provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, redação, Ciências Humanas e suas Tecnologias. No dia 29, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias.

GUARDA MUNICIPAL PARTICIPA DE CAPACITAÇÃO DO PREVFOGO



A Guarda Civil Municipal de Sobral participou, de 25 a 31 de agosto, da Capacitação de Brigadas de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais e de Queima Controlada, realizada pela equipe do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), do IBAMA, sob coordenação do técnico Kurtis François Bastos.

A capacitação foi a etapa final para a formação da Brigada de Combate a Incêndio Florestal e contou com 40 horas de aulas teóricas e práticas sobre “Manejo integrado do fogo”, “Combate a incêndios florestais”, “Desmobilização”, “Queima” e “Controle de queima”.

A brigada é formada por um grupo capacitado para atuar numa área, previamente estabelecida, na prevenção e combate a um princípio de incêndio, além de estar também apto para prestar primeiros socorros.


PUBLICIDADE: 

CLÍNICAS PLAMOVIR


Prefeita em exercício se reúne com representantes do conselho e articula a organização da XI Semana da Pessoa com Deficiência

Por: Alex Albuquerque


Na tarde desta terça-feira (03/09), a prefeita em exercício Christianne Coelho se reuniu com representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD). Na pauta, a organização da XI Semana da Pessoa com Deficiência, que trará como tema "Pessoa com deficiência – direitos, dificuldades e conquistas".

“Nossa semana vai acontecer do dia 21 a 27 de setembro. A gente vai começar com a caminhada da acessibilidade, de manhã, e à noite vão acontecer palestras em algumas universidades. Também vamos ter a corrida da inclusão, com os paratletas de Sobral, palestras com representantes do Ministério Público e OAB e a ‘Noite Magna’, com a entrega do Selo de Acessibilidade. A gente finaliza a semana com uma manhã de lazer com crianças especiais”, disse Cristina Sousa, presidente do Conselho.

A programação conta ainda com a solenidade de premiação do "Selo de Acessibilidade", conferido às instituições e empresas que se comprometeram e investiram na melhoria de qualidade de vida das pessoas com deficiência.

A XI Semana da Pessoa com Deficiência será uma realização do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) em parceria com a Prefeitura de Sobral.

PUBLICIDADE:

ATIVA SOBRAL


Operação Expresso 150: STJ confirma condenação de desembargador cearense por "extorsão" de servidores do TJCE



Desembargador Carlos Rodrigues Feitosa foi alcançado pela Operação Expresso 150, da Polícia Federal no Ceará, que investigou esquema de venda de sentenças judiciais

Por: Alex Albuquerque 


A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve a condenação do desembargador Carlos Rodrigues Feitosa por crime de concussão. O magistrado foi sentenciado, em março deste ano, a três anos, dez meses e 20 dias por "extorquir" pelo menos dois servidores do Tribunal de Justiça do Ceará.
Ontem, a Corte Especial, por unanimidade, rejeitou os embargos de declaração dos advogado de Carlos Feitosa. Os ministros seguiram o voto do relator Herman Benjamin na Ação Penal 825/DF (2013/0320093-9).
De acordo com a assessoria de imprensa do STJ, a decisão será publicada hoje no Diário Oficial da Justiça e no site do Tribunal. Carlos Feitosa poderá começar a cumprir a pena em regime semiaberto. Em março, o STJ determinou a expedição da "carta de execução com trânsito em julgado da decisão (quando não cabe mais recurso)".
Em tese, segundo uma fonte ouvida pelo O POVO, ainda caberia recurso. O jornal, no entanto, não conseguiu se comunicar com a defesa do desembargador cearense para saber se entrarão ou não com outro pedido no Supremo Tribunal de Justiça (STF) .
O desembargador também foi condenado a 13 anos, oito meses e dois dias de prisão, em regime fechado, por corrupção passiva após a Operação Expresso 150, da Polícia Federal do Ceará. A investigação apontou que Carlos Feitosa fazia parte de um esquema de venda de sentenças judiciais com o filho Fernando Feitosa e outros advogados.
As vendas das sentenças se davam durante os plantões judiciais no Ceará. Como efeito das duas sentenças aplicadas pelo STJ, Carlos Feitosa perdeu o cargo de desembargador. Feitosa estava aposentado compulsoriamente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), desde setembro de 2018.
O STJ julgará, agora, os embargos declaratórios da ação que condenou Carlos Feitosa por corrupção ativa.

PUBLICIDADE:

CEARÁ: O MAIOR PROGRAMA DE ESPORTE  DO CEARÁ

Reforma da Previdência: relatório de Tasso é aprovado; pensão não poderá ser menor que salário mínimo



Tasso acatou uma mudança para suprimir do texto a possibilidade de a pensão por morte fosse inferior a um salário mínimo. Foram 18 votos favoráveis e 7 contrários ao texto-base da proposta que altera a regras de aposentadoria

Por: Alex Albuquerque

Tasso Jereissati (PSDB-CE) é o relator da proposta da reforma da Previdência no Senado

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou, nesta quarta-feira, 4, o relatório do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) à reforma da Previdência (PEC 6/2019). O texto segue para análise no Plenário do Senado.
Tasso apresentou à CCJ sua complementação de voto. Ele rejeitou a maior parte das emendas apresentadas após a leitura de seu relatório que ocorreu no último dia 28, mas acatou uma mudança para suprimir do texto a possibilidade de a pensão por morte fosse inferior a um salário mínimo.
A expectativa do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, é que a votação da proposta seja concluída até 10 de outubro. Foram 18 votos favoráveis e 7 contrários ao texto-base da proposta que altera a regras de aposentadoria.
Entre outros pontos, a reforma da Previdência aumenta o tempo para se aposentar, eleva as alíquotas de contribuição para quem ganha acima do teto do INSS (hoje em R$ 5.839) e estabelece regras de transição para os atuais assalariados.
A principal mudança prevista na PEC é a fixação de uma idade mínima (65 anos para homens e 62 anos para mulheres) para servidores e trabalhadores da iniciativa privada se tornarem segurados após a promulgação das mudanças. Além disso, estabelece o valor da aposentadoria a partir da média de todos os salários, em vez de permitir a exclusão das 20% menores contribuições.
PUBLICIDADE:
CLÍNICAS PLAMOVIR

SETEMBRO AMARELO: MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO DO SUICÍDIO

O Deputado Estadual Sérgio Aguiar, fala das ações que a Assembleia Legislativa do Ceará irão realizar no mês Setembro, são ações  informativas junto aos servidores da Casa durante todo este mês, a fim de fortalecer a campanha de prevenção ao suicídio. 

Por: Alex Albuquerque


Setembro é o mês em que é realizada a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, sendo o dia 10 desse mês o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) a cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio em algum lugar do mundo. Isso significa que, em um ano, quase 1 milhão de pessoas perdem sua vida dessa forma.

Por isto a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, por meio Frente da Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Combate à Depressão em parceria com o presidente da Associação dos Servidores da  Assembleia Legislativa do Estado do Ceará – ASSALCE, Luis Edson, e o Departamento de Saúde e Assistência Social da Assembleia, por meio do seu setor de psicologia, irão realizar ações informativas junto aos servidores da Casa durante todo este mês, a fim de fortalecer a campanha de prevenção ao suicídio. 

Falar é a melhor solução. Você não está sozinho!  #setembroamarelo

PREFEITURA DE SOBRAL OFERECE MAIS DE 50 MIL REFEIÇÕES NAS ESCOLAS MUNICIPAIS

Por: Alex Albuquerque


A Secretaria da Educação de Sobral oferece, de segunda a sexta-feira, 50.457 refeições para os estudantes da rede pública municipal de ensino. Nas escolas de tempo integral os estudantes fazem três refeições, sendo dois lanches, às 9h e às 15h, e almoço ao meio dia. O cardápio do almoço tem galinha caipira com legumes, carne bovina picada acebolada, creme de frango, baião de dois com farofa de charque e banana, frango em cubos refogado com cebola, pernil suíno acebolado, arroz com cenoura, macarrão com sardinha, feijão, farofa de cuscuz e salada.

Os cardápios são elaborados por nutricionistas para atender às necessidades nutricionais dos estudantes. As profissionais realizam visitas às escolas nas quais orientam e supervisionam as atividades de higienização de ambientes, equipamentos e utensílios usados no preparo dos alimentos, orientam as manipuladoras de alimentos, estoquistas e diretores, quanto à logística e boas práticas no serviço de manipulação de alimentos e verificam a aceitação dos estudantes às preparações ofertadas.

CAFÉ DA MANHÃ

O café da manhã é oferecido para 2.706 estudantes de 16 unidades escolares da sede e distritos de Sobral. O cardápio conta com vitaminas (de mamão e de banana) e rosquinhas de leite, salada de frutas, leite com achocolatado e biscoito salgado, sucos (de manga e de goiaba) com biscoito salgado e frutas da estação.

Para a mãe do estudante Pedro Sales, da Escola Yedda Frota, Samires Sales, a refeição “é muito importante para as crianças porque muitas não têm o que comer em casa e quando chegam na escola e veem a merenda já ficam motivadas. O meu filho não comia pela manhã e hoje já come a fruta. Tem um ditado que diz que ‘saco vazio não para em pé’ e comendo quando chegam na escola eles já ficam com a mente mais aberta para aprender”.

A ação iniciou no ano de 2001, quando o prefeito Ivo Gomes era secretário da Educação de Sobral, contemplando as escolas com maior número de estudantes em situação de vulnerabilidade social. O município investe cerca de 30% dos recursos destinados para aquisição da alimentação escolar com a compra de gêneros alimentícios da agricultura familiar, visando contribuir com o desenvolvimento dos agricultores locais.

CID GOMES PASSA MAL DURANTE APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO DA PEC DE CESSÃO ONEROSA DO PRÉ-SAL

Cid, relator da proposta, fazia uso da tribuna e por duas vezes interrompeu sua intervenção. Na terceira, o presidente do Senado, Davi Alcomlumbre, pediu ajuda do departamento médico e interrompeu a sessão.

Por: Alex Albuquerque





O senador Cid Gomes (PDT-CE) passou mal enquanto apresentava o relatório da PEC da cessão onerosa do pré-sal, nesta terça-feira, 3. Cid, relator da proposta, fazia uso da tribuna e por duas vezes interrompeu sua intervenção. Na terceira, o presidente do Senado, Davi Alcomlumbre, pediu ajuda do departamento médico e interrompeu a sessão.

PUBLICIDADE:
SOBRAL SHOPPING

Bactéria em água pode ter agravado surto de microcefalia associado ao zika, diz estudo



Pesquisa mostra que toxina liberada por bactéria aumenta a velocidade de destruição de células neuronais e essa substância estava em reservatórios de água do Nordeste, o que ajudaria a explicar por que região teve mais casos

Por: Alex Albuquerque


A pesquisa demonstrou que a saxitoxina (STX) é capaz de acelerar a morte de células neuronais quando expostas à infecção pelo zika

Um novo estudo realizado por pesquisadores indica que o vírus zika pode não ter sido o único causador dos severos casos de microcefalia registrados a partir de 2015 no Brasil. Pela primeira vez, cientistas demonstraram que as malformações congênitas, observadas sobretudo no Nordeste, podem ter sido agravadas por uma bactéria presente na água. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
A pesquisa, realizada pelo Instituto D’Or (IDOR), Fiocruz e pelas universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ) e Rural de Pernambuco (UFRPE), demonstrou que a saxitoxina (STX), toxina liberada por um tipo de bactéria encontrada em reservatórios de água, é capaz de acelerar a morte de células neuronais quando expostas à infecção pelo zika, levando, assim, a malformações congênitas mais graves.
Esse fenômeno foi observado pelos pesquisadores em experimentos realizados tanto em camundongas grávidas quanto em minicérebros humanos. Em ambos os casos, a presença de STX associada ao zika vírus acelerou em mais de duas vezes a destruição das células do cérebro.
Na mesma pesquisa, os cientistas também descobriram que a prevalência da cianobactéria Raphidiopsis raciborskii e da toxina produzida por ela (a STX) era significativamente maior nos reservatórios de água do Nordeste do que nos recipientes de outras regiões brasileiras.
Analisando dados do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), do Ministério da Saúde, referentes ao período de 2014 a 2018, os pesquisadores verificaram que metade (50%) dos municípios do Nordeste tinha saxitoxina em seus reservatórios. No Sudeste, o índice verificado foi de 25%. Nas demais regiões, menos de 5% das cidades tinham reservatórios com a presença da toxina.
O achado ajudaria a explicar por que os estados nordestinos foram os mais afetados pelo surto. Do total de casos de síndrome congênita do zika (que inclui a microcefalia) registrados no País de 2015 a 2018, 63% ocorreram no Nordeste, segundo dados do Ministério da Saúde.
“Começamos a investigar um possível co-fator ao observar que apesar de as regiões Sudeste e Centro-Oeste terem registrado mais casos de infecção pelo zika, o maior número de casos de microcefalia tinha ocorrido no Nordeste, o que parecia contraditório”, explica Stevens Rehen, professor da UFRJ e do IDOR e um dos autores do estudo.
“Uma das hipóteses é que a saxitoxina deixe as células neuronais mais vulneráveis aos danos causados pelo vírus zika”, completa o pesquisador.
Um dos financiadores do estudo, o Ministério da Saúde afirmou que ainda não se pode afirmar, nessa fase de pesquisa, que a relação entre toxina, zika e microcefalia observada nos camundongos tenha efeito em humanos, mas destacou que “os achados científicos são importantes para a próxima fase do estudo, que irá avaliar essa correlação com a água realmente consumida pela população do Nordeste brasileiro”.
A pasta ressaltou ainda que adota “padrões internacionais, incluindo diretrizes da Organização Mundial da Saúde, para definir o padrão de potabilidade da água, com obrigatoriedade de os prestadores de serviço de abastecimento de água realizarem o monitoramento constante de substancias presentes nos mananciais de abastecimento e na agua tratada, como cianobactérias e cianotoxinas”.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil foi o primeiro País a inserir a obrigatoriedade do monitoramento de cianotoxinas e estabeleceu valores máximos permitidos.
PUBLICIDADE:
Água Adicionada de Sais Good Life